Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1720
Tipo: Tese
Título: Gaseificação de Biomassa: Uma Análise Teórica e Experimental.
Autor(es): ANDRADE, Rubenildo Vieira
Abstract: A tese tem como objetivo realizar um estudo da gaseificação de biomassa em protótipos de reatores em leito fixo e leito fluidizado com a finalidade de desenvolver e aprimorar a tecnologia, promovendo melhorias nos seus projetos, bem como estudar a aplicação, do gás produzido, em motores de combustão interna e realizar a verificação da viabilidade econômica, da utilização desse gás, para geração de eletricidade em pequena escala. Foram desenvolvidos e apresentados mecanismos para projeto, avaliação, “scale up”, e operação de gaseificadores de leito fluidizado e de leito fixo. O estudo de formas inovadoras, do tratamento do gás, no que se refere à conversão do alcatrão através da avaliação gaseificadores de duplo estágio de gaseificação e reatores de reforma catalítica, também é apresentado. A utilização do gás pobre em motores de combustão interna é testada. O gás é gerado em um gaseificador de leito fixo de fluxo cruzado sendo usado um sistema de limpeza catalítica para a conversão do alcatrão com a finalidade de adequar o gás aos padrões de funcionamento exigidos pelo motor. Uma análise econômica é realizada para geração de eletricidade a partir da biomassa utilizando-se gaseificadores de duplo estágio de gaseificação acoplados a motores de combustão interna. É realizado um estudo comparativo entre as características dos diferentes gaseificadores analisados em termos da qualidade do gás gerado.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: ANDRADE, Rubenildo Vieira. Gaseificação de Biomassa: Uma Análise Teórica e Experimental. 2007. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1720
Data do documento: 21-Dez-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032784.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.