Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1722
Tipo: Tese
Título: A geração de coque de petróleo devido ao processamento de petróleos pesados e o seu uso na produção de clínquer de Cimento Portland.
Autor(es): SANTOS, Aldo Ramos
Abstract: Esta tese tem como objetivo apresentar as evidências de que a produção de coque de petróleo é crescente, devido ao aumento do processamento de petróleos pesados. Visando aumentar a produção de frações leves durante o refino, as frações pesadas são submetidas ao processo de coqueamento, produzindo o coque de petróleo, em cuja composição concentram-se os contaminantes do petróleo de origem. Discute-se a ocorrência de petróleos convencionais e não convencionais, cujas reservas igualam-se às reservas dos petróleos convencionais e que poderão suprir as necessidades futuras da indústria do petróleo. São estudados os vários tipos de processos que melhoram as qualidades dos petróleos não convencionais, permitindo a sua utilização industrial. Com os estoques crescentes de coque de petróleo torna-se imprescindível ampliar o seu mercado consumidor. Dentre os consumidores industriais do coque de petróleo, é realçada a potencialidade da indústria cimenteira. Foi feito um estudo provando que o sistema do forno rotativo, de fábricas de cimento, apresenta condições termodinâmicas favoráveis à ocorrência das reações químicas de absorção do dióxido de enxofre, gerando produtos que se incorporam ao clínquer sem prejuízo da sua especificação. Com o apoio do princípio da conservação da massa e da cinética química, no estudo da absorção do dióxido de enxofre, são calculados os rendimentos dessa absorção, permitindo a dedução de um equacionamento que relaciona o teor de enxofre na matéria-prima do clínquer com o teor de enxofre do coque de petróleo usado como combustível no processo. Assim, pode-se compatibilizar o uso dos diversos tipos de coque de petróleo com a matéria-prima e o controle de emissão de SOx.
Citação: SANTOS, Aldo Ramos. A geração de coque de petróleo devido ao processamento de petróleos pesados e o seu uso na produção de clínquer de Cimento Portland. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1722
Data do documento: Set-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032856.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.