Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1723
Tipo: Tese
Título: Simulação numérica de otimização de projeto de compressores axiais utilizando o método da programação sequencial quadrática.
Autor(es): SOUSA JÚNIOR, Francisco de
Abstract: Esta Tese apresenta uma metodologia para otimizar a eficiência no ponto de projeto de compressores axiais de uso aeronáutico ou estacionário. Alguns paramentos geométricos e aerodinâmicos fundamentais são considerados no processo de otimização. Os métodos de empilhamento de estágios e da linha média são aplicados para projetar e estimar o desempenho dos compressores axiais. Os cálculos foram realizados considerando a altura média das pás dos rotores dos estatores. Correlações empíricas foram utilizadas para introduzir os efeitos reais tridimensionais do escoamento. No processo de otimização, aplicou-se o método da programação sequencial quadrática (PSQ). Partindo–se de um programa computacional existente que calculava a geometria e o desempenho de um compressor axial, um novo programa foi desenvolvido onde a geometria do compressor variava com o objetivo de otimizar a eficiência no ponto de projeto do compressor. Vários compressores axiais de múltiplos estágios foram otimizados. Os resultados demonstraram que o método PSQ é eficiente na busca pelo ponto ótimo, especialmente quando o mesmo está isolado. Isto foi demonstrado quando da aplicação da metodologia visando especificamente elevar a eficiência dos compressores axiais no ponto de projeto. Apesar dos métodos globais serem mais robustos que os métodos de busca local, a aplicação do método PSQ mostrou uma rápida convergência, devido principalmente à disponibilidade e confiabilidade dos dados iniciais de projeto.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: SOUSA JÚNIOR, Francisco de. Simulação numérica de otimização de projeto de compressores axiais utilizando o método da programação sequencial quadrática. 2007. 134 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1723
Data do documento: 11-Jun-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032787.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.