Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1739
Tipo: Dissertação
Título: Estimação de custos para projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Autor(es): MAGALHÃES, Ricardo Nogueira
Abstract: As mudanças ocorridas no cenário energético brasileiro ao longo dos anos, tais como o aumento da demanda e a procura de fontes de energia renováveis, limpas e viáveis, economicamente, estimulam investidores para o ramo de pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Tais características juntamente com uma série de incentivos econômicos, mecanismos legais e também regulatórios facilitaram e incentivaram a construção de novas centrais deste tipo e tem atraído um número maior de investidores para o setor. A análise de custos e viabilidade dos investimentos trata-se de um estudo usado há muitos anos no ramo empresarial, em PCH devido a uma série de estudos preliminares com custos significativos anterior ao projeto civil, nos leva à necessidade de se ter uma análise de viabilidade já no inicio dos estudos, justamente o que se propõem a metodologia aqui apresentada. Tal análise de viabilidade, nos moldes comuns, em que se destacam os custos unitários básicos de cada insumo seria de grande complexidade, isso se deve ao fato da grande dificuldade em conseguir informações na fase inicial dos projetos. Neste sentido, este trabalho trás uma contribuição para investidores e para os projetistas de pequenas centrais hidrelétricas, pois traça uma relação entre as características físicas e energéticas da pequena central hidrelétrica com seu custo total. Tal relação se baseia nas características físicas disponíveis na fase inicial do projeto, possibilitando uma comparação previa entre diferentes tipos de arranjos de uma mesma central ou até mesmo a comparação de retorno do investimento entre diferentes usinas. Isso traz como beneficio a possibilidade de escolha de centrais com maior viabilidade econômica podendo assim descartar empreendimentos ruins ou arranjos de custo mais expressivos. O resultado final possibilita ao investidor um maior prazo de retorno de investimento, auxilia na escolha de potências e arranjos melhores otimizados, e também em uma economia de tempo, trabalho o que minimiza o custo das obras. Devido ao grande numero de arranjos de PCH, foi escolhido para este estudo o tipo de arranjo mais comum no Brasil, central de média e alta queda, de desvio com chaminé de equilíbrio e conduto de baixa pressão.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: MAGALHÃES, Ricardo Nogueira. Estimação de custos para projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1739
Data do documento: 18-Dez-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036256.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.