UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/174
Tipo: Dissertação
Título: Análise econômica e regulatória do compartilhamento da infraestrutura entre empresa de distribuição e operadoras de telecomunicações através de um modelo de mercado.
Autor(es): ARANGO, Lucas Gustavo
Abstract: Existe um histórico de conflitos entre empresas elétricas e operadoras de telecomunicações sobre o compartilhamento da infraestrutura de distribuição de energia, na qual energia e informação são transportadas e fornecidas aos consumidores. Os modelos atuais de preços que definem o valor do aluguel do ponto do poste a ser pago pelas operadoras de telecom têm atraído muitas críticas. Este trabalho tem como objetivo propor dois modelos econômicos do compartilhamento do poste, a fim de estabelecer o aluguel do ponto de poste numa base objetiva, talvez eliminando algumas das críticas que envolvem esse assunto desde sua origem. Além disso, estas propostas são capazes de determinar o valor a ser transferido para os consumidores finais de energia para diminuir sua tarifa. Para apoiar as propostas foi concebida uma representação do compartilhamento em relação aos ativos financeiros, incluindo os mecanismos de regulação e o princípio de otimização do bem-estar social em que se baseiam as políticas públicas. Os custos diretos do compartilhamento foram estimados e receberam um tratamento de risco através de ferramentas de gerenciamento de risco. Uma simulação de um contrato de um ano entre uma empresa de energia elétrica e uma operadora acessante foi realizada a fim de se determinar o preço justo do aluguel para a operadora de telecom, garantindo o equilíbrio econômico e financeiro da empresa de energia elétrica e uma tarifa razoável para os consumidores finais de energia.
Citação: ARANGO, Lucas Gustavo. Análise econômica e regulatória do compartilhamento da infraestrutura entre empresa de distribuição e operadoras de telecomunicações através de um modelo de mercado. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/174
Data do documento: Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_arango_2015.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.