Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1741
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade dos dados transmitidos durante a perfuração de poços de petróleo.
Autor(es): HONÓRIO, Marcelo Campos
Abstract: A transmissão dos dados medidos através de sensores e equipamentos existentes ao longo da coluna de perfuração de um poço de petróleo é realizada em tempo real través do fluido de perfuração. Essas medidas são coletadas a milhares de metros de profundidade e enviadas até a superfície para subsidiar a tomada de decisões. O fluido é bombeado por dentro da coluna, atinge o fundo do poço saindo por aberturas na própria broca e retorna pelo espaço entre o tubo e a parede do poço. O sinal de comunicação gerado é baseado em diferença de pressão, que se origina no fundo do tubo, próximo á broca, no qual as medições são realizadas. Logo essa variação de pressão percorre em sentido inverso ao da lama (fluido de perfuração) até chegar nos sensores colocados na superfície. Esse processo é conhecido como Telemetria por Pulso na ama. Usualmente existem três maneiras de geração desse sinal, são eles: telemetria om pulso positivo, pulso negativo e pulso contínuo. Um transdutor ou sensor recebe esses sinais de pressão na superfície e transforma-os em sinais digitais. Esse processo pode se utilizar de várias técnicas, como a mudança de frequência ou a mudança de fase na onda gerada. O objetivo dessa dissertação é discorrer sobre esse processo de transmissão e, então, propor uma metodologia para a verificação da qualidade dos dados obtidos em tempo real.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: HONÓRIO, Marcelo Campos. Qualidade dos dados transmitidos durante a perfuração de poços de petróleo. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1741
Data do documento: 2-Out-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032070.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.