Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1744
Tipo: Dissertação
Título: Estudos de redução de perdas de água e eficientização energética no setor de saneamento.
Autor(es): PÁSCOA, Josimar Cornélio da
Abstract: As perdas de água em sistemas de abastecimento de água ou saneamento ambiental no Brasil representam 45% de um sistema, o que significa que, de um modo geral, a eficiência operacional dos sistemas operados no país é baixa. O controle e redução de perdas de água têm sido a principal prioridade operacional das prestadoras de serviço de saneamento no Brasil e no exterior. A conscientização do problema de perdas, o conhecimento das técnicas e o envolvimento de todos os profissionais são fundamentais para reverter esse quadro, na maioria dos sistemas de abastecimento. O sucesso das ações para redução de perdas adia a necessidade de novos investimentos para ampliação dos sistemas de produção, adução, e reservação de água. Economiza em insumos que são usados no tratamento de água, inclusive energia elétrica, pois a produção de água está diretamente associada ao consumo de energia elétrica, que correspondente em geral, ao segundo maior item entre as despesas operacionais das empresas de saneamento, salvo despesas com a folha de pagamento. Além do exposto, a redução nas perdas de água proporciona a melhoria da imagem das empresas perante os consumidores e sociedade de modo geral, assim como torna possível a prática de uma tarifação mais baixa aos clientes por queda do custo operacional. Este estudo visa a conhecer as perdas de água nas empresas de saneamento e fazer um diagnóstico do potencial de energia elétrica que poderia ser economizado se conseguíssemos baixar os níveis para patamares aceitáveis, “20% como defendem muitos técnicos do setor no país”, segundo Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS, 2007). Buscar ações de eficientização energética por meio da redução das perdas de água e dimensionamento correto de bombas, motores, adutoras, subadutoras e redes de distribuição no setor de saneamento no Brasil. Pesquisar e apresentar método científico de identificar, e sanar perdas de água e energia. Apresentar estudo de caso onde utilizou-se o método de pesquisa de vazamentos por meio da vazão mínima noturna, fator de pesquisa e geofonamento acústico. Métodos de avaliação e controle de perdas. Proporcionar elementos e soluções para o desenvolvimento de medidas que sejam aplicáveis ao saneamento, visando ao controle e redução de perdas em sistema de abastecimento de água ou saneamento ambiental.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1744
Data do documento: 29-Set-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034991.pdf19,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.