Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1747
Tipo: Dissertação
Título: Partida de um reator UASB, em escala piloto para tratamento de efluente doméstico:
Autor(es): MEYSTRE, Josué de Almeida
Abstract: Este trabalho foi elaborado devido ao crescente aumento das preocupações da qualidade de água para as gerações futuras e foi dividido basicamente em duas artes. A primeira parte constituiu-se na caracterização da qualidade de água da bacia o Rio Saiquí, no alto da Serra da Mantiqueira, onde predominam as baixas temperaturas. Através de um diagnóstico ambiental concluiu-se que a faixa de valores os parâmetros estudados enquadra a bacia hidrográfica, conforme a Resolução ONAMA nº 357/05, como Classe 2. A segunda parte do estudo foi a implantação de uma ETE piloto para o tratamento de esgoto doméstico, reator tipo UASB, operando em condições de baixas temperaturas simulando o clima característico da região estudada. Para a partida do reator UASB utilizou-se um inóculo proveniente do sedimento de uma lagoa facultativa. O reator UASB operou por 207 dias em uma temperatura fixa de 17°C, com três fases distintas variando o tempo de detenção hidráulico (TDH) entre 22 e 18 h. Os resultados alcançados para eficiência de remoção a demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e sólidos suspensos totais (SST) na última fase, foram respectivamente de 23%, 18% 55%. O inóculo utilizado não promoveu condições adequadas para uma partida eficiente do reator e os valores obtidos demonstraram que o reator não chegou a seu nível ótimo de operação.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: MEYSTRE, Josué de Almeida. Partida de um reator UASB, em escala piloto para tratamento de efluente doméstico: estudo de caso para Região da Serra da Mantiqueira. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1747
Data do documento: 27-Jul-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031719.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.