Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1761
Tipo: Dissertação
Título: Síntese, caracterização e estudo da aplicação de polímeros conjugados derivados do tiofeno β-substituído em janelas inteligentes.
Autor(es): TOLEDO, Camilla Trindade
Abstract: Este trabalho apresenta a síntese e caracterização de homopolímeros e copolímeros derivados do tiofeno β-substituídos visando a aplicação em janelas inteligentes (Jis). Para isso, primeiramente realizou-se a síntese química dos homopolímeros: poli(3-hexiltiofeno) (P3HT) e poli(3,4-etilenodioxitiofeno) (PEDOT); e dos copolímeros: poli(3-hexiltiofeno-co-3,4- etilenodioxitiofeno) (P3HT-co-EDOT) em proporções 1:1 e 2:1 dos monômeros 3-hexiltiofeno (3HT) e 3,4-etilenodioxitiofeno (EDOT), respectivamente. As sínteses dos materiais foram realizadas empregando-se o método de acoplamento oxidativo com cloreto férrico (FeCl₃). Os materiais obtidos foram caracterizados por técnicas físico-químicas como espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), ressonância magnética nuclear de hidrogênio (¹H RMN), análise térmica, espectroscopia na região do ultravioleta-visível (UV-Vis). Além disso, foram empregadas técnicas de caracterização eletroquímicas e espectroeletroquímicas para estudo da aplicação destes materiais como camada ativa em JIs. Os estudos espectroeletroquímicos indicaram que o P3HT e seus copolímeros podem ser empregados como camada ativa em JIs, sendo que o P3HT-co-EDOT 2:1 apresentou melhor performance eletrocrômica e variação de cor reversível do marrom no estado reduzido para tonalidade de preto no estado oxidado. Em razão disso, este filme foi empregado na construção de uma janela inteligente, a qual, posteriormente foi caracterizada por técnicas espectroeletroquímicas.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Citação: TOLEDO, Camilla Trindade. Síntese, caracterização e estudo da aplicação de polímeros conjugados derivados do tiofeno β-substituído em janelas inteligentes. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Multicêntrico em Química de Minas Gerais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1761
Data do documento: Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018130.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.