Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1775
Tipo: Dissertação
Título: Investigação das propriedades elétricas e magnéticas no composto BaNbₓFe₂₋ₓO₄.
Autor(es): GONTIJO, Marcelo Robert Fonseca
Abstract: As ferritas são materiais magnéticos classificados como ferrita mole e ferrita dura em função do seu campo coercivo. Elas possuem um vasto campo de aplicação em dispositivos eletrônicos devido a sua propriedade magnética e resistividade elétrica. O presente trabalho reporta a influência na substituição do Nb³ na estrutura, nas propriedades magnéticas e elétricas da ferrita de Ba. Os sistemas preparados possuem fórmula química BaNbₓFe₂₋ₓO₄, 0.00 ≤ x ≤ 1.0 sendo x variando de 0,02 a 0,1 para alta concentração de ferro e 0,2 a 1,0 para baixa concentração de ferro, sendo preparado usando a técnica da cerâmica convencional. Os compostos utilizados foram BaCO₃, Fe₂O₃ e Nb₂O₃, sendo pesados em proporção estequiométrica. As amostras foram calcinadas em atmosfera oxidante a 400°C por 6h, 600°C por 24h e sinterizada a 1000°C por 48h, usando o forno elétrico tipo Mufla. As propriedades da estrutura são investigadas usando difratograma de raios X (DRX) com radiação monocromática CuK𝛼 em 35kV e 40mA, sob o ângulo 2 θ varrendo de 10° até 70°. As propriedades magnéticas dos pós tiveram a sua forma estudada pela curva de histerese usando o magnetômetro de amostra vibrante (MAV) com escala de 1x10⁻⁷ emu até 1000emu. As características importantes para um material magnético mole são: a indução de saturação BS ou magnetização de saturação MS, campo coercivo HC, campo remanente MR podendo ser visualizados na curva M-H, e a susceptibilidade magnética foi calculada usando a fórmula X=dM/dH. A dependência da temperatura com a condutividade elétrica para todas as composições foram as seguintes: 28°C, 50°C, 100°C, 150°C, 200°C e 250°C com o qual medimos a corrente elétrica em função da tensão aplicada (IxV). Quando, mais de uma linha reta é visualizada com log σ versus 1000/T isto indica que mais de um mecanismo de condução está presente e a inclinação da reta nos dá a energia de ativação. O trabalho atual mostra também a variação da constante dielétrica em função de diferentes frequências. A análise de raios X indicou que as amostras são policristalinas. Na variação dos parâmetros magnéticos, foi observado que com o aumento do nível da substituição do elemento químico há uma melhora dos parâmetros magnéticos. As medidas da condutividade elétrica mostraram que todas as amostras apresentaram características de um material semicondutor.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: GONTIJO, Marcelo Robert Fonseca. Investigação das propriedades elétricas e magnéticas no composto BaNbₓFe₂₋ₓO₄. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1775
Data do documento: 23-Nov-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032383.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.