UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1778
Tipo: Dissertação
Título: Comparação de características operacionais no processo com eletrodo tubular utilizando as transferências por curto-circuito e pulsado na posição vertical descendente.
Autor(es): SILVA, Eduardo Miguel da
Abstract: Este trabalho tem por finalidade fazer uma comparação entre os modos de transferências metálicas por curto-circuito e pulsado utilizando a soldagem com arame tubular sob proteção gasosa, eletrodo AWS E71T-1 na posição vertical descendente. Os testes foram realizados em juntas de topo, com chapas de aço ABNT-1045. As variáveis do processo analisadas foram a tensão, a velocidade de alimentação do arame e a indutância para o modo por curto-circuito; para o modo pulsado foram analisadas a corrente de pico, o tempo de pico, a corrente de base e o tempo de base. As características de estabilidade do arco conjuntamente com as características geométricas, econômicas e qualidade visual do cordão de solda foram analisadas como respostas para ambos os modos de transferências. Para tal finalidade utilizaram-se técnicas estatísticas como ferramentas de análise sendo numa primeira fase, empregado o planejamento fatorial completo para a seleção dos parâmetros mais influentes no modo de transferência por curto-circuito e, numa segunda fase, empregado o planejamento fatorial fracionário para o modo de transferência pulsado. Na terceira fase, foi feita a otimização desses parâmetros para a adequação do processo e uma comparação entre os dois modos de transferência, considerando a influência das características econômicas e propriedades mecânicas das juntas soldadas. Em função dos resultados obtidos, foram estabelecidos as melhores condições de ajustes das variáveis em cada modo de transferência. De forma geral percebeu-se que o modo pulsado apresentou-se superior ao modo por curto-circuito sob o ponto de vista econômico e propriedades mecânicas.
Citação: SILVA, Eduardo Miguel da. Comparação de características operacionais no processo com eletrodo tubular utilizando as transferências por curto-circuito e pulsado na posição vertical descendente. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1778
Data do documento: Dez-2006
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0030713.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.