Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1788
Tipo: Dissertação
Título: Convecção mista em escoamento laminar ou turbulento num canal aquecido inferiormente com fontes discretas.
Autor(es): AMARAL JUNIOR, João Baptista do
Abstract: O estudo da convecção mista em escoamentos laminares ou turbulentos em canais tem aplicações em resfriamento de componentes eletrônicos, trocadores de calor, ar condicionado entre outros. O presente trabalho estuda a convecção mista dos escoamentos laminares e turbulentos em canais planos resfriados superiormente e aquecidos por duas fontes discretas localizadas inferiormente. O ar frio entra no canal com perfis uniformes de velocidades e temperaturas. Na solução numérica foi utilizado o método de volumes finitos com malha deslocada. Foram utilizados os esquemas SOLA, Upwind e Quick com o modelo de turbulência κ-ɛ padrão. Na análise numérica o número de Reynolds variou de 10⁰a 10¹⁰, o número de Grashof de 10³ a 10⁵ e o número de Prandlt para o ar foi fixado em 0,7. São apresentados resultados para as distribuições de velocidades e temperaturas, bem como o número de Nusselt médio para as fontes. Verifica-se para o escoamento laminar que o número de Nusselt médio não é afetado pelos números de Grashof estudados, para números de Reynolds maiores que 10³. Para o escoamento turbulento o número de Nusselt médio não é afetado pelos números de Grashof estudados para números de Reynolds maiores que 10⁶.
Citação: AMARAL JUNIOR, João Baptista do. Convecção mista em escoamento laminar ou turbulento num canal aquecido inferiormente com fontes discretas. 2007. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1788
Data do documento: Mar-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0031359.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.