Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1793
Tipo: Dissertação
Título: Estudo ambiental para seleção de áreas para implantação de aterros sanitários com recuperação de energia na Bacia do Rio Sapucaí.
Autor(es): MAGALHÃES, Márcia Helena
Abstract: Ao interagir com o meio, o ser humano modifica e transforma, objetivando a melhoria a qualidade de vida de sua espécie. Essa interação resulta inevitavelmente em impactos, como a geração e disposição inadequada de resíduos sólidos. O presente trabalho tem por objetivo, através do levantamento e análise de variáveis ambientais, indicar áreas aptas à implantação de aterro sanitário consorciado para fins energéticos na bacia do Rio Sapucaí, Sul de Minas Gerais, utilizando para tanto, ferramentas de S.I.G. Foram consideradas as variáveis referentes à topografia, hidrografia, APP, declividade, uso do solo, geologia, e análise textural do solo. O método utilizado para a obtenção das restrições foi através da reclassificação das variáveis apresentadas atendendo às limitações impostas pela legislação federal, estadual e pelas Normas da ABNT. Foram cruzadas as informações pelo método MCE booleano, através do software IDRISI Andes, resultando no mapa com as áreas aptas e não aptas. Dentre as áreas aptas foram selecionadas seis que poderiam atender a implantação de aterro sanitário consorciado, sendo que três destas áreas têm uma área perfeitamente adequada ao volume de resíduos esperados. A quantidade prevista para geração de energia elétrica foi feita a partir da projeção da produção de gás metano de 200 m³ por tonelada de resíduo, multiplicada pela geração de resíduos sólidos dos municípios envolvidos no estudo, com uma população total de 203.898 habitantes para o ano de 2007, tendo então uma capacidade de geração da ordem de 2,77 MW de potência elétrica ao ano, quantidade suficiente para atender uma cidade de 20 mil habitantes. Fazendo-se a projeção da mesma população, utilizando-se a taxa de crescimento do estado de Minas Gerais de 2000, para um período de 20 anos, ter-se-ia uma população total de aproximadamente de 275 mil habitantes, com capacidade de geração de energia elétrica de 4,88 MW por ano, montante capaz de atender uma cidade de 30 mil habitantes. A análise realizada demonstrou que embora o cenário exija uma verificação de viabilidade técnica-econômica, os municípios de pequeno porte já poderiam cogitar a implantação de projetos neste sentido, obtendo para tanto, financiamento, como por exemplo, de projetos de venda de créditos de carbono, possibilitando assim o gerenciamento integrado e consequente ganhos ambientais e sociais para as comunidades envolvidas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: MAGALHÃES, Márcia Helena. Estudo ambiental para seleção de áreas para implantação de aterros sanitários com recuperação de energia na Bacia do Rio Sapucaí. 90 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1793
Data do documento: 29-Nov-2007
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032870.pdf12,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.