Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1819
Tipo: Tese
Título: Proposta de um Sistema de Tomada de Decisão para Detecção de Veículos em Movimento para FPGA
Autor(es): IENO JÚNIOR, Egídio
Abstract: Os métodos pesquisados para detecção de objetos em movimento através do processamento de imagens em processadores de uso geral (General Purpose Processors - GPPs) apresentam, em sua maioria, uma abordagem que não permite uma implementação com bons resultados em matriz de portas programável em campo (Field Programmable Gate Array-FPGA). Isso ocorre devido à classificação correta dos pixels estar diretamente relacionada à implementação de técnicas mais complexas para modelar a imagem de referência e que requerem muitos recursos em termos de memória. Além disso, quase todos os métodos analisados realizam apenas o processamento da tomada de decisão clássica, sendo poucas as propostas que baseiam sua tomada de decisão na integral fuzzy. Assim, visando melhorar a classificação dos pixels durante o processo de detecção de veículos em movimento é proposta uma abordagem que realiza a fusão das tomadas de decisão fuzzy e clássica combinando técnicas convencionais de processamento digital de imagens. Dessa forma, o sistema de tomada de decisão proposto para detectar os veículos em movimento busca não comprometer os resultados em termos de classificação dos pixels mesmo utilizando um a técnica de modelagem simples para obter a imagem de referência. Essa imagem é obtida através da estimativa do valor mediano e possibilita que o sistema de detecção de veículos em movimento proposto não precise do armazenamento de várias imagens para obter a imagem de referência. Os resultados são verificados em termos de recursos ocupados, frequência máxima de operação e classificação dos pixels em FPGAs de baixo custo. Além disso, os resultados em termos de classificação dos pixels são comparados através de várias medidas com outros métodos, apresentando resultados promissores no processamento de imagens em tempo real em FPGAs de baixo custo.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: IENO JÚNIOR, Egídio. Proposta de um Sistema de Tomada de Decisão para Detecção de Veículos em Movimento para FPGA. 2018. 115 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1819
Data do documento: 25-Out-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018035.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.