Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1834
Tipo: Dissertação
Título: Identificação das Práticas Capacitadoras do Lean Enterprise Model para o Lean Office
Autor(es): PONTES, Hugo Anderson Araújo
Abstract: Nas últimas décadas, a filosofia Lean tem sido amplamente divulgada e aplicada em diferentes setores e segmentos da economia, não se prendendo à sua aplicação mais clássica, o Lean Manufaturing. Dentre as novas abordagens, destaca-se o Lean Office, que tem por objetivo diminuir a ocorrência de desperdícios nos processos administrativos. O Lean Enterprise Model (LEM) trata-se de um modelo desenvolvido no MIT, que compreende práticas primárias que são atingidas pela aplicação de suas respectivas práticas capacitadoras. O modelo apresenta 12 práticas primárias e 43 práticas capacitadoras. O objetivo desse estudo foi identificar e ordenar quais dessas práticas são aplicadas no Lean Office. O método de pesquisa é a survey tendo como base a revisão da literatura que identificou 31 artigos acerca do Lean Office que após análise sistemática priorizou-se as 28 práticas capacitadoras mais citadas, sendo estas transcritas para o questionário da survey. A população foi selecionada por meio da análise do currículo lattes que identificou 147 pesquisadores, sendo escolhidos os que possuíam publicações e/ou trabalhos em anais de eventos, perfazendo 50 pesquisadores. Estes receberam o questionário por meio de seus e-mails, sendo obtida a taxa de resposta de 68%. Dos respondentes, 91% possuíam experiência em implementação de Lean Office e o menor valor do Alfa de Crombach foi 0,82 e o maior 0,84. Foram calculados os clusters pelo método Ward. Aquelas que apresentaram similaridade superior a 75% foram analisadas e agrupadas, culminando em 24 práticas capacitadoras, sendo as três principais: simplificar e determinar bem o caminho (fluxo) dos produtos; estabelecer um canal efetivo de comunicação entre todos os stackeholders; disseminar os princípios, práticas e métricas relacionadas à mentalidade enxuta em todos os níveis da organização. Com os resultados obtidos se propõe implementar o Lean Office por meio das práticas capacitadoras agrupadas de maneira sumarizada e fundamentada no modelo do Lean Manufacturing.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: Hugo Anderson Araújo PONTES. Identificação das Práticas Capacitadoras do Lean Enterprise Model para o Lean Office. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1834
Data do documento: Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018145.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.