Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1838
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais
Autor(es): TONHOLI, Orlando Araujo
Abstract: Este estudo desenvolveu uma ferramenta CRM para apoio a tomada de decisões gerenciais na unidade de SPS (Safety and Productive Solutions) Soluções em Segurança e Produtividade da Honeywell do Brasil instalada no município de Itajubá, Minas Gerais. A pesquisa está associada ao trabalho de renovação de contratos de manutenção de equipamentos eletrônicos, que corresponde à uma subdivisão do setor de serviços da Honeywell do Brasil. Parte-se do pressuposto que a ausência ou subutilização de um sistema de informação aliado às estratégias de gestão de relacionamento com o cliente pode comprometer a performance e resultados dos negócios. O atual sistema de informação de gestão da empresa é responsável por armazenar os dados relativos as transações comerciais e operacionais dos negócios, mas não oferece um módulo de análise das informações para o apoio à tomada de decisões. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management) para prestar suporte operacional e analítico na gestão do relacionamento com o cliente para suporte à tomada de decisões gerenciais. As ações de gestão de relacionamento com o cliente que já são praticadas pela Honeywell comporam a Estratégia CRM, e é com base nesta estratégia que a ferramenta CRM foi desenvolvida. Para o levantamento de dados, foram aplicados os princípios da metodologia SSM (Soft System Methodology), sigla em Inglês para o termo Metodologia de Sistema Flexível. Esta metodologia sequencia o estudo em sete estágios, a fim de identificar, validar e implementar os elementos que vão compor tanto a Estratégia CRM quanto a ferramenta CRM. Outros instrumentos como questionários, grupo focal e matriz Ease/Benefit foram utilizados ao longo dos estágios do SSM como suporte para levantamento e análise dos dados coletados. Concluindo este estudo, foi identificado que as melhorias implantadas pela empresa nos últimos anos trouxeram progresso à performance dos negócios. Entretanto, em comparação com outras unidades da Honeywell, ainda há um potencial de crescimento a ser conquistado. Sendo assim, o emprego do sistema de informação respaldado pela Estratégia CRM conforme proposto por este estudo, pode vir a ser o fator diferencial para a empresa ampliar seus resultados. Ou seja, além de fortalecer o relacionamento com os clientes, esta abordagem possibilita que o processo de tomada de decisões disponha de análise dos dados que até então eram subutilizados neste processo. Por fim, com a ferramenta CRM já implementada e a gestão do relacionamento com o cliente planejada de forma estratégica, há um potencial de crescimento gradativo da receita de até 35% nos próximos anos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: TONHOLI, Orlando Araujo. Desenvolvimento de Uma Ferramenta CRM para Apoio à Tomada de Decisões Gerenciais. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1838
Data do documento: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018149.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.