Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1844
Tipo: Dissertação
Título: Um Estudo Exploratório para Analisar o Impacto da Utilização do Growth Hacking em Ambientes de Participação Eletrônica
Autor(es): SIQUEIRA, Jorge Gabriel
Abstract: A adoção em escala da internet possibilitou a criação de diversas iniciativas que promovem a participação eletrônica no auxílio à solução de diversos problemas enfrentados pela sociedade. No entanto, um desafio proeminente nesse contexto é o engajamento. Neste trabalho, o conceito de Growth Hacking foi investigado e mesmo não tendo sido especificamente proposto para este fim, foi formulada a hipótese de que o modelo sistemático criado a partir do Growth Hacking pode contribuir na solução deste desafio. Para a validação desta hipótese, foi proposto um framework para operacionalização do Growth Hacking, denominado P-EPV, e elaborado um estudo de caso, no qual, o P-EPV foi aplicado ao SOPA. O SOPA pode ser definido como uma rede social dedicada à discussão de soluções para problemas sociais que estejam ocorrendo nas diferentes localidades dos usuários cadastrados na rede. A partir dos dados coletados, pôde-se observar que, de fato, o Growth Hacking pode ser útil na solução dos desafios relacionados ao engajamento em iniciativas de participação eletrônica. Esta conclusão é a principal contribuição deste trabalho, visto que, futuramente, uma iniciativa de participação eletrônica, que esteja enfrentando problemas relacionados ao engajamento, pode utilizar os resultados aqui constatados como parte de uma possível solução para o problema.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: SIQUEIRA, Jorge Gabriel. Um Estudo Exploratório para Analisar o Impacto da Utilização do Growth Hacking em Ambientes de Participação Eletrônica. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1844
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018154.pdf6,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.