Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1847
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento de Técnicas Inteligentes Visando Melhorar a Eficiência Energética em Redes Ópticas Elásticas
Autor(es): BANDIRI, Sabi Yari Moïse
Abstract: Reduzir os gastos energéticos em redes de comunicação tem sido um dos grandes desafios enfrentados nos últimos anos. Este trabalho de tese apresenta novas estratégias para a redução de consumo de energia e melhoramento da eficiência energética em redes ópticas. Estas estratégias baseiam-se na alocação e alteração dos parâmetros da rede óptica de forma mais eficiente (ex: modulação, codificação) em função das condições do canal óptico. Neste trabalho, primeiro, foi investigada a técnica de modulação adaptativa (Adaptative Modulation - AM), onde o nível de símbolos no esquema de constelação de uma modulação é alterado de acordo à distância óptica e o número de slots considerada. Assim, foi possível garantir a qualidade de transmissão (Quality of Transmission - QoT) durante o processo de roteamento e alocação do espectro da rede. A segunda técnica proposta utiliza um código adaptativo. O código corretor de erro (Forward Error Correction - FEC) a ser implementado na rede varia como função da relação sinal ruído óptico (Optical Signal to Noise Ratio - OSNR) e do número de slots também. Finalmente, é proposta uma técnica híbrida, a qual é uma combinação das duas estratégias mencionadas anteriormente (modulação adaptativa e código adaptativo). Neste caso, os parâmetros de modulação e o tipo de código são alterados simultaneamente. Os resultados analíticos demonstraram que o consumo energético é reduzido, a eficiência da rede é melhorada e a probabilidade de bloqueio é diminuída.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: BANDIRI, Sabi Yari Moïse. Desenvolvimento de Técnicas Inteligentes Visando Melhorar a Eficiência Energética em Redes Ópticas Elásticas. 2018. 79 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1847
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018037.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.