Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1862
Tipo: Dissertação
Título: Produção do Aço Inox 316L pela Rota de Metalurgia do Pó Utilizando Polímero como Agente Porogênico
Autor(es): LÚCIO, Tháyna Alcântara Vieira
Abstract: A busca por um biomaterial com melhores propriedades mecânicas atreladas a um menor custo ainda é realidade. O aço inoxidável 316L é destaque nesse meio, devido a sua boa resistência mecânica, bioinércia e baixo custo, comparado às ligas de titânio, amplamente utilizadas nesse ramo. Entretanto, esse material pode ser rejeitado pelo corpo humano após determinado tempo implantado, gerando grande transtorno. A adição de um agente porogênico para aumentar o percentual poroso do material, com o objetivo de aproximar os módulos elásticos deste ao do osso humano e favorecer a osteointegração, foi a melhoria desenvolvida e estudada neste trabalho, o agente porogênico utilizado foi uma cera polimérica. A partir de três percentuais de adição diferentes, 1, 3 e 5%, o percentual poroso das amostras foi analisado, resultando em 13,45%, 22,48% e 37,50%, respectivamente. Assim como a homogeneidade dos poros, a microestrutura e a análise interna dos poros por imagens. Para a análise do comportamento mecânico foram feitos os ensaios de microdureza, dureza e compressão, onde foram obtidos os módulos elásticos de 9,01 GPa, 5,19 GPa e 1,54 GPa para os materiais com adição de 1, 3 e 5% de agente porogênico, respectivamente.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: LÚCIO, Tháyna Alcântara Vieira. Produção do Aço Inox 316L pela Rota de Metalurgia do Pó Utilizando Polímero como Agente Porogênico. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1862
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019001.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.