UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
Tipo: Tese
Título: Framework em Tempo Real para Sistema de Gerenciamento de Energia de uma Smart Microgrid Utilizando Sistema Multiagente
Autor(es): NETTO, Roberto Silva
Abstract: Este trabalho apresenta um Framework de tempo-real composto por um sistema elétrico representado por uma microrrede, um sistema de comunicação de dados e um sistema multiagentes para monitoramento e gerenciamento do sistema elétrico. Assim, a principal contribuição desse trabalho é a criação deste framework, tornando possível a avaliação, em tempo real, do impacto da modelagem do sistema multiagentes (para que dentro do tempo necessário ele entregue a melhor solução possível de gerenciamento de energia na microrrede), a mensuração física das informações de telecomunicações enviadas pelos IEDs (para que os sistemas de gerenciamento possuam os dados necessários para a tomada das decisões), a determinação quantitativa do impacto na qualidade de serviço do sistema de comunicação de fluxo bidirecional, bem como os requisitos de rede para protocolos diferentes para a mesma finalidade. A simulação do sistema elétrico de potência foi realizada em um simulador digital em tempo real (Real Time Digital Simulator) para que fosse possível integrá-lo ao sistema multiagentes, utilizando comunicação TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e assim avaliar o desempenho da aplicação e os requisitos de comunicação de dados desta proposta. Para o desenvolvimento do sistema de gerenciamento de energia baseado em sistema multiagentes, utilizou-se o framework JADE (JAVA Agent Development Framework), baseado em JAVA. Interligando esses dois mundos, existe um sistema de comunicação de dados para possibilitar a avaliação dos impactos desse sistema dentro deste novo contexto de redes elétricas inteligentes. Esse novo contexto de simulação em tempo real e com integração de sistemas utilizando comunicação TCP/IP, proposto neste trabalho, traz como resultado inédito a medida da eficiência de SMA (Sistema MultiAgentes) como ferramenta para solução dos novos desafios das Redes Elétricas Inteligentes (REI), atuando no gerenciamento de uma microrrede em modo ilhado. Traz também questões de desempenho do sistema de comunicação em aplicações com troca de informações bidirecionais, não somente do IED (Intelligent Electronic Device) ao sistema de informação, mas também a resposta do mesmo ao SEP (Sistema Elétrico de Potencia) de forma a otimizar um cenário dinâmico e que precisa de respostas em um curto espaço de tempo.
Citação: NETTO, Roberto Silva. Framework em Tempo Real para Sistema de Gerenciamento de Energia de uma Smart Microgrid Utilizando Sistema Multiagente. 2018. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
Data do documento: Nov-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019003.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.