Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1901
Tipo: Dissertação
Título: Prazer e Sofrimento no Trabalho de Servidores de Uma Instituição Federal de Ensino Superior
Autor(es): CARVALHO, Maria Aparecida de
Abstract: O trabalho constitui o humano como sujeito e como ser social e sua importância é tamanha que seus estudos são incontáveis, com muitos teóricos empenhados em compreendê-lo, com destaque a Karl Marx. Na contemporaneidade, a racionalidade neoliberal, uma razão governamental para a sobrevivência do capitalismo, tem sido objeto de inúmeras pesquisas concernentes à questão do sofrimento social, especialmente no trabalho, pois entende-se que esta racionalidade está presente nas formas de gestão do trabalho, gerando sofrimento. Analisar as experiências de prazer e de sofrimento no trabalho dos servidores de uma instituição federal de ensino superior e a relação dessas experiências com o atual regime político e econômico foi o intuito da presente pesquisa. Para a fundamentação das discussões buscou-se resgatar a centralidade do trabalho na vida humana, entender a racionalidade neoliberal no contexto político e econômico atual bem como a universidade e o servidor público nesse contexto. Adotou-se a da Psicodinâmica do Trabalho, de Christophe Dejours, dentre outras clínicas, por abordar o sujeito ativo na relação com o trabalho e compreender como as pessoas se mantêm saudáveis nos contextos laborais. A pesquisa teve cunho qualitativo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin como metodologia para a análise dos dados. Os resultados permitiram concluir que há mais experiências de sofrimento do que de prazer no trabalho dos servidores da instituição pesquisada. O maior produtor de sofrimento é a gestão institucional, uma gestão da universidade nos modelos empresariais, baseada em metas de produtividade, com pouco reconhecimento do trabalho, não favorecimento de relações humanizadas, levando ao surgimento de medo, ansiedade e outras reações emocionais além da adaptação zelosa a um ritmo de trabalho excessivo e comprometedor da saúde física e mental, com perda de sentido do trabalho.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: CARVALHO, Maria Aparecida de. Prazer e Sofrimento no Trabalho de Servidores de Uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1901
Data do documento: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019022.pdf897,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.