Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1939
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos impactos ambientais da produção de painéis fotovoltaicos através de análise de ciclo de vida.
Autor(es): PUPIN, Priscila Carvalho
Abstract: Com a crescente preocupação pela produção e consumo de bens e serviços mais sustentáveis, surge uma preocupação em propagar novos produtos com a imagem destes serem ambientalmente corretos, entretanto, a preocupação ambiental oriunda das indústrias é um fator relativamente recente que muitas vezes mostra-se despreparadas para garantir a confiabilidade e fidedignidade de seus produtos nas esferas ecológicas, pois muitas vezes são analisados indicadores que não são suficientes para comprovar a sustentabilidade de determinados elementos. A geração de energia através de painéis fotovoltaicos é conhecida mundialmente como uma aposta limpa, renovável e com baixos prejuízos ambientais, entretanto, estas características estão relacionadas ao produto em operação após sua instalação nos locais de geração e/ou consumo e não trata das etapas que este produto passa antes e depois de seu uso. Este trabalho busca analisar e quantificar os impactos ambientais que podem ser causados pelo uso de painéis fotovoltaicos em seu ciclo de vida, antes de sua fase de operação, ou seja, durante a extração de recursos naturais, beneficiamento dos materiais, construção e produção de peças e matérias primas utilizadas na produção dos painéis fotovoltaicos, e ainda seu descarte após sua vida útil, levando em consideração o cenário brasileiro em suas aplicações mais utilizadas e viáveis. Para realizar esta análise, utilizou-se de uma ferramenta muito recomendada para este caso, a ACV – Análise de Ciclo de Vida. Ficou esclarecido que a produção de painéis fotovoltaicos tem como ser menos impactante em diversos aspectos ambientais com a mudança em alguns pontos de sua cadeia produtiva, como a obtenção de matéria prima próxima ao local de produção para menores gastos e emissões em transportes, a produção destes painéis em locais onde o mix energético baseia-se em fontes renováveis e limpas, substituição da produção de painéis de silício monocristalino por policristalino e aumento dos incentivos para tornar a produção dos painéis em uma escala maior, barateando e diminuindo os impactos por unidade de produção. Entretanto, mesmo antes destas mudanças ocorrerem, é possível utilizar a fonte de energia fotovoltaica através de painéis cristalinos de acordo com o local de geração de energia e seu potencial solar, mostrando vantagens em seu uso.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: PUPIN, Priscila Carvalho. Avaliação dos impactos ambientais da produção de painéis fotovoltaicos através de análise de ciclo de vida. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1939
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019054.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.