Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1979
Tipo: Tese
Título: Síntese e caracterização de poliacilhidrazonas e obtenção de fibras poliméricas por eletrofiação para a liberação controlada de fármacos.
Autor(es): SIMÕES, Maria Cecília Rodrigues
Abstract: Moléculas com derivados nitrogenados são muito relatadas na literatura devido ao grande potencial biológico previsto para esses grupos de derivados. Dentre os padrões moleculares mais citados, estão as hidrazidas, acilhidrazonas e recentemente os polímeros de acilhidrazonas, designadas “poliacilhidrazonas”. Neste trabalho foram sintetizadas e caracterizadas poliacihidrazonas a partir da condensação de dialdeídos e dihidrazidas. As mesmas, puderam ser associadas à polímeros comercias como polimetilmetacrilato para a formação de fibras poliméricas obtidas pela técnica de eletrofiação. Estas fibras foram estudadas quanto a sua morfologia, suas propriedades térmicas e mecânicas, que forneceram importantes informações sobre estes sistemas, como a proteção à degradação fornecida pela acilhidrazona às fibras de polimetilmetacrilato. Devido à baixa solubilidade dos polímeros de hidrazonas propostos, apenas seus intermediários dihidrazidas foram estudados quanto à citotixicidade e avaliação in vitro da atividade antiinflamatoria, fornecendo resultados promissores. Em uma via paralela, fibras do polímero policaprolactona são muito úteis em diversas aplicações biológicas devido a suas propriedades mecânicas elevadas, mas devido a sua longa degradação seu uso em sistemas de liberação controlada é restrito. Em contrapartida, fibras de polimetilmetacrilato não oferecem grande resistência mecânica sendo mais utilizadas na forma de blendas com outros polímeros ou através da adição de compósitos. Deste modo neste trabalho foi realizada a formação de blendas entre polimetilmetacrilato e policaprolactona na forma de fibras monoaxiais e também a formação de fibras coaxiais destes mesmos polímeros via o processo de eletrofiação. Estas fibras foram exploradas através da análise morfológica, superficial e térmica para propor o uso destes sistemas na liberação de fármacos hidrofóbicos, como Nimesulida. Os resultados anteriormente citados bem como a análise da citotoxicidade e o ensaio de liberação in vitro para o fármaco Nimesulida demonstrou que as fibras propostas exibem potencial para essa atuação.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Citação: SIMÕES, Maria Cecília Rodrigues. Síntese e caracterização de poliacilhidrazonas e obtenção de fibras poliméricas por eletrofiação para a liberação controlada de fármacos. 2019. 130 f. Tese (Doutorado Multicêntrico em Química de Minas Gerais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1979
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019013.pdf10,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.