Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/198
Tipo: Tese
Título: Novas Estratégias para Mapeamento Quase-Conforme em Transformada Óptica
Autor(es): JUNQUEIRA, Mateus Augusto Faustino Chaib
Abstract: Esta tese de Doutoramento apresenta novas estratégias para o mapeamento quase-conforme para a óptica transformacional. Estas estratégias consistem no uso de interpolação polinomial, interpolação trigonométrica e regressão pelo método dos mínimos quadrados para reduzir a anisotropia resultante da Transformada Óptica. Funções de perturbação, na forma de séries ponderadas, são adicionadas nas funções de transformação de coordenadas para desenvolver os métodos. Os coeficientes das funções de perturbação são calculados de modo a reduzir os desvios nas equações de Cauchy-Riemann, que, quando satisfeitas, resultam em uma transformação conforme cujo meio óptico obtido pela Transformada Óptica é isotrópico. As estratégias são concebidas de forma que as condições de contorno para a transformação de coordenadas não sejam alteradas. Essas condições se referem à continuidade da transformação, importante para evitar reflexões nas fronteiras, e às funcionalidades do meio óptico obtido. Para avaliar a redução da anisotropia das técnicas propostas, foram utilizadas diferentes transformações de coordenadas para guias de onda planares, cujos objetivos foram modificar a trajetória da onda eletromagnética. Os resultados demonstraram que a anisotropia pode ser reduzida a um valor próximo de zero quando utiliza-se a regressão com mínimos quadrados, o que não foi verificado com as interpolações polinomial e trigonométrica. Estes resultados também demonstraram a necessidade do aumento do contraste do índice de refração para a redução da anisotropia. Aplicações das técnicas de mapeamento quase-conforme desenvolvidas são demonstradas também para a criação de divisores isotrópicos e na invisibilidade sob o tapete.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: JUNQUEIRA, Mateus Augusto Faustino Chaib. Novas Estratégias para Mapeamento Quase-Conforme em Transformada Óptica. 2015. 124 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/198
Data do documento: 16-Out-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_junqueira_2015.pdf6,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.