UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1980
Tipo: Tese
Título: Contribuição para o processo de contratação de projetos de geração eólico-fotovoltaica a partir da análise econômica de decisões baseada na programação multiobjectivo.
Autor(es): AQUILA, Giancarlo
Abstract: Recentemente, com o crescimento dos investimentos em energia eólica no Brasil e a entrada da energia solar fotovoltaica em leilões de energia, nota-se que em algumas localidades têm sido construídas usinas que produzem eletricidade por meio dessas fontes, de maneira combinada. Entretanto, ainda não existem processos de licitação, com critérios de decisão específicos para esse tipo de projeto. Portanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma contribuição para o processo de contratação de projetos de geração eólico-fotovoltaicos conectados ao sistema elétrico brasileiro. Para isto, inicialmente é utilizado o arranjo de misturas para gerar cenários que são usados no cálculo da densidade de emissão reduzida e o custo nivelado de energia elétrica, que são as variáveis de respostas consideradas no modelo, para doze cidades brasileiras. A partir dos resultados calculados para cada cenário, são realizadas regressões quadráticas que fornecem as funções objetivo utilizadas no modelo de otimização, baseado no método Normal Boundary Intersection, aplicado para a construção da fronteira de Pareto. Em seguida, adota-se uma métrica que envolve a razão entre entropia de Shannon e o Erro Percentual Global para identificar a melhor solução Pareto-ótima. Por fim, é estimada a garantia física do projeto e calculado o preço mínimo que viabilizaria uma usina eólico-fotovoltaica, em cada cidade analisada, a fim de identificar em qual local de instalação a usina seria mais competitiva em um leilão envolvendo projetos de geração eólicofotovoltaica. Os resultados indicam que o modelo é capaz de fornecer a configuração ótima para uma usina eólico-fotovoltaica, de acordo com o potencial de geração para cada local, além de ser capaz de identificar os locais mais recomendados para instalação deste tipo de projeto, de acordo com a ponderação dos objetivos analisados.
Citação: AQUILA, Giancarlo. Contribuição para o processo de contratação de projetos de geração eólico-fotovoltaica a partir da análise econômica de decisões baseada na programação multiobjectivo. 2019. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1980
Data do documento: Abr-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2019014.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.