Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1983
Tipo: Dissertação
Título: RSE: um Framework para Avaliação de Desempenho de Sistemas de Recomendação.
Autor(es): SANTOS, Paulo Vicente Gomes
Abstract: Os sistemas de recomendação são filtros que sugerem produtos de interesse para seus clientes, podendo assim causar um grande impacto nas vendas. Atualmente existe uma variedade desses algoritmos, sendo importante escolher a opção mais adequada ao problema em questão. Isso, no entanto, não é uma tarefa trivial. Nesse contexto é proposto o SER (Recommender Systems Evaluator): um framework que realiza a avaliação de desempenho offline dos sistemas de recomendação. O uso da metodologia apropriada é fundamental ao fazer uma avaliação. No entanto isso é frequentemente negligenciado, levando a resultados inconsistentes. O RSE procura abstrair ao máximo a complexidade envolvida no processo, e se baseia em conceitos estatísticos para proporcionar conclusões mais robustas. Os estudos realizados comprovam a sua eficácia, mostrando inclusive que ele pode ser adaptado para ser usado em outros contextos além dos sistemas de recomendação.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: SANTOS, Paulo Vicente Gomes. RSE: um Framework para Avaliação de Desempenho de Sistemas de Recomendação. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1983
Data do documento: 2-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019089.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.