UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2003
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento e implementação de uma abordagem simplificada de design for six sigma (dfss) e análise de sua influência no desenvolvimento de produtos e processos em uma empresa de tecnologia: Um estudo de caso.
Autor(es): MACIEL JUNIOR, Helio
Abstract: Durante o desenvolvimento de produtos várias decisões de compromisso entre demandas conflitantes devem ser tomadas, quanto mais assertivas forem estas maiores as probabilidades de sucesso do produto. As decisões tomadas nos estágios iniciais do desenvolvimento ocasionam grandes impactos na qualidade e custo total do produto, isto faz com que de métodos que auxiliem o processo de tomadas de decisões nestes estágios seja bastante necessário. Métodos tradicionais de solução de problemas apresentam eficácia limitada em apontar melhorias nos estágios iniciais do desenvolvimento, pois fazem uso de informações defasadas das etapas de tomada de decisões. Neste contexto surgiram abordagens proativas para o desenvolvimento de produtos como, por exemplo, o DFSS. Porém ainda existem dúvidas da sua real eficácia frente à quantidade de recursos utilizada, tempo e resultados práticos. Sendo assim este trabalho tem como objetivo analisar o uso de uma abordagem simplificada de roteiro DFSS, procurando entender quais foram os pontos positivos e negativos da aplicação da abordagem, para responder a seguinte questão: A utilização do DFSS agrega valor no processo de desenvolvimento? Para responder esta questão e se possível trazer contribuições para o refinamento ou extensão da teoria contemporânea, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso descritivo de caso único com várias unidades de análise. Baseados na literatura foram desenvolvidas nove hipóteses que tinham relação com a questão da pesquisa. Para respondê-las foram utilizadas três principais fontes de evidências: análise dos relatórios de projetos DFSS concluídos, entrevistas estruturadas e semi estruturadas engenheiros responsáveis pela execução dos projetos e gestores. Cada uma das nove hipóteses foi respondida utilizando-se uma escala Likert que possibilitou análises intragrupos e intergrupos, e permitiu a análise das hipóteses. Os resultados foram confrontados com a literatura apresentando concordância para a maioria das hipóteses e discordância com outras. De forma geral pode se dizer que na empresa estudada a utilização do DFSS agregou valor no processo de desenvolvimento de produtos. Principalmente para as atividades de planejamento, comunicação e acompanhamento do projeto, desdobramento do VOC em características mensuráveis, entendimento das relações causa-efeito, seleção de conceitos e identificação de riscos. Porém não foi observada a mesma contribuição para as atividades de obtenção e entendimento das necessidades dos clientes. Da mesma forma que o método não ajudou a aumentar a moral dos funcionários.
Citação: MACIEL JUNIOR, Hélio. Desenvolvimento e implementação de uma abordagem simplificada de design for six sigma (dfss) e análise de sua influência no desenvolvimento de produtos e processos em uma empresa de tecnologia: Um estudo de caso. 2018. 252 f. Tese. (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2003
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018040.pdf5,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.