Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2029
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação Técnico-Econômica da Utilização do Cobre na Reforma dos Enrolamentos de Transformadores de Distribuição Originalmente Dimensionados para Alumínio.
Autor(es): VILLIBOR, Jansen Paula
Abstract: Este estudo analisa, técnica e economicamente, os benefícios da utilização do cobre nos novos enrolamentos de transformadores de distribuição reformados, projetados originalmente para alumínio. Três transformadores de distribuição retirados de campo, foram reformados com diferentes materiais (cobre e alumínio), nos níveis de eficiência normalizados (C e E) e depois submetidos aos ensaios de rotina e elevação de temperatura. Os ensaios foram realizados no LAT-EFEI - Laboratório de Alta Tensão – UNIFEI, de acordo com os procedimentos normalizados e do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) em transformadores de distribuição imersos em líquido isolante. A avaliação técnica compara as perdas dos transformadores retirados de campo após sua fabricação com as perdas medidas após o processo de reforma, além de comparar os resultados obtidos no ensaio de elevação de temperatura entre as amostras reformadas. Também foi realizada uma comparação entre o cobre e o alumínio, destacando as principais propriedades, um breve histórico da utilização em transformadores de distribuição, as implicações da utilização de cada metal em transformadores. A análise econômica se baseia na capitalização das perdas em vazio e em carga ao longo do período de análise e compara o investimento em transformadores de distribuição eficientes, reformados com cobre no nível de eficiência C, em relação ao investimento em transformadores padrão, produzidos com alumínio (reformados e novos) no nível de eficiência E, fornecendo o valor presente líquido e o tempo de retorno do investimento em diferentes situações.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: VILLIBOR, Jansen Paula. Avaliação Técnico-Econômica da Utilização do Cobre na Reforma dos Enrolamentos de Transformadores de Distribuição Originalmente Dimensionados para Alumínio.2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2029
Data do documento: 9-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019122.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.