Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/203
Tipo: Tese
Título: Análise do impacto dos programas de incentivos para viabilizar economicamente o uso de fontes de energia renovável.
Autor(es): AQUILA, Giancarlo
Abstract: Através de estudos existentes na literatura, é possível observar que diversos países têm aplicado estratégias direcionadas para o incentivo de geração de energia elétrica por meio de fontes de energia renovável. Este trabalho apresenta um entendimento sobre o contexto e a evolução dessas políticas, destacando os principais tipos e aplicações, com foco no impacto das estratégias de incentivo para o produtor inserido no mercado de energia renovável brasileiro. Para isso, foram feitas análises de investimentos em uma usina eólica, no estado da Bahia, considerando as incertezas de geração de energia e exposição aos riscos de liquidação dessas diferenças. As análises incluem a possibilidade da usina comercializar energia em um ambiente regulado ou no livre mercado, analisando situações específicas para cada ambiente e para diferentes regimes de tributação. Além disso, analisaram-se cenários em que ocorre a possibilidade de comercialização de créditos de carbono, através da participação da usina no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Inicialmente são realizadas as análises determinísticas para cada cenário realizado, seguido pela análise de sensibilidade, também foram feitas as análises estocásticas que incorporam as incertezas nas principais variáveis identificadas na análise de sensibilidade e as incertezas relacionadas à geração de energia mensal da usina e ao preço de liquidação das diferenças, por último aplicou-se o Value at Risk que possibilitou a análise do pior cenário esperado do produtor em cada situação. Nota-se que no cenário brasileiro atual, os ambientes incentivados ainda apresentam características particulares capazes de mitigar os riscos do produtor, em um mercado que ainda está em fase de amadurecimento.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: AQUILA, Giancarlo. Análise do impacto dos programas de incentivos para viabilizar economicamente o uso de fontes de energia renovável. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/203
Data do documento: 12-Nov-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_aquila_2015.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.