Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2032
Tipo: Dissertação
Título: “Obesidade
Autor(es): MEIRA, Thaís Simões Maciel Lima
Abstract: A obesidade favorece muitos riscos para a saúde, como o aparecimento e agravamento de doenças crônicas, o desenvolvimento de várias patologias e sofrimentos psicossociais. As crescentes taxas de obesidade e suas comorbidades levam a longos tratamentos, com alto custo para o sistema de saúde. As políticas públicas no Brasil devem buscar reduzir os custos e o problema social da obesidade. A presente pesquisa trata-se de um estudo qualitativo que teve por objetivo investigar a associação entre determinantes sociais e o desenvolvimento da obesidade em um Município do Sul de Minas Gerais; nos diferentes contextos que perpassam pelo individual e coletivo, com o ponto de partida na saúde. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada e aplicado questionário com questões sobre as características pessoal, familiar, social, econômica e de saúde dos entrevistados. A entrevista semiestruturada foi composta por quatro questões acerca dos significados de ser saudável, pensamentos sobre a obesidade, fatores que influenciam na escolha dos alimentos e o fator mais importante para a redução do número de pessoas acima do peso. A amostra foi constituída por 30 pessoas e foram analisadas as respostas com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram analisadas e discutidas as ideias centrais de maior frequência em cada questão. Observou-se que as compreensões dos significados da saúde foram: “não ter doença”, “sentir-se bem consigo mesmo” e “engloba vários fatores”. Os pensamentos sobre obesidade foram: “sentimentos negativos” e “pessoa muito gorda”. Os fatores que influenciam na escolha dos alimentos que come: “qualidade e saúde”, “gosto e vontade pessoal” e “condições financeiras”. No fator mais importante para a redução do número de pessoas acima do peso, foram: “emocional”, “condições financeiras” e “alimentação saudável”. A conclusão encontrada aponta para a relação e interrelação entre os temas explorados, possibilitou identificar as variáveis dos determinantes sociais de saúde e suas interferências na obesidade.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: MEIRA, Thaís Simões Maciel Lima. “Obesidade: estudo sobre os determinantes sociais em um município do Sul de Minas". 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2032
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019124.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.