Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2055
Tipo: Dissertação
Título: Elaboração de um sistema de informação para apoio às decisões orçamentárias e financeiras em uma instituição federal de ensino
Autor(es): VIDIGAL, Joselaine Sales da Silva
Abstract: Os novos desafios inserem as organizações públicas em um ambiente de transformações constantes, onde se faz necessário a utilização de Sistemas de Informação como instrumento que auxilie na geração de informações e proporcione agilidade no processo decisório. O principal sistema de informação utilizado pelas áreas financeiras e orçamentárias das organizações públicas é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Entretanto, este é um sistema de processamento de transações e não possui as funcionalidades adequadas para gerar informações gerenciais. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um Sistema de Informação (SI), para gerar informações gerenciais e estratégicas que serão utilizadas na Diretoria de Administração e Planejamento do IFSULDEMINAS – Campus Machado. Com relação aos procedimentos técnicos, este estudo foi desenvolvido através da metodologia conhecida como SSM (Soft System Methodology) e os dados foram obtidos utilizando os instrumentos entrevista e pesquisa documental. Esta pesquisa teve êxito no seu propósito, uma vez que o resultado aponta que o SI atende às necessidades dos gestores, fornecendo informações gerenciais e estratégicas relacionadas à execução do orçamento, de forma facilitada.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: VIDIGAL, Joselaine Sales da Silva. Elaboração de um sistema de informação para apoio às decisões orçamentárias e financeiras em uma instituição federal de ensino. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2055
Data do documento: 21-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019147.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.