Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2073
Tipo: Dissertação
Título: Implementação de ferramenta para avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos em empresa de tecnologia
Autor(es): MELO, Marcelo Maciel Santos de
Abstract: A forma na qual as informações dos sistemas de gestão corporativos são apresentadas direcionam e orientam os diversos níveis hierárquicos das organizações, transformando-as em conhecimento necessário para que os gestores possam tomar melhores decisões. A inteligência empresarial ou business intelligence (BI), como ferramenta de apresentação visual e apoio às decisões, torna-se um recurso capaz de fornecer aos gestores e profissionais de operação uma melhor e maior capacidade para realizar análises diversas de forma adequada, aumentando a inteligência coletiva da organização, sua capacidade de aprendizagem e de criação de novos processos e negócios. Sua utilização na cadeia de suprimentos, responsável pela vantagem competitiva das empresas, torna-se imprescindível para que processos e atividades operacionais sejam visualizados de forma clara e objetiva. Diversas empresas utilizam o BI como ferramenta de auxílio às decisões, porém as ferramentas existentes no mercado necessitam de apoio técnico para alterá-las ou melhorá-las. Partindo desse princípio, esta pesquisa demonstra a necessidade de criação de uma ferramenta flexível para avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos, utilizando a inteligência empresarial para auxiliar as tomadas de decisão em uma empresa de tecnologia, manter a competitividade e melhorar a satisfação do cliente. Adicionalmente, esta pesquisa também identifica a necessidade de adaptação de indicadores de desempenho, colaborando cientificamente com melhoria do sistema de gestão, direcionando o objetivo da pesquisa para o desenvolvimento de uma ferramenta visual para auxiliar o processo decisório e de mecanismos de conferência que melhoram o fluxo das atividades operacionais na cadeia internacional de suprimentos. O estudo se fundamenta na Soft Systems Methodology (SSM), utilizada para planejar e implementar mudanças, alinhada à identificação e solução de problemas mal resolvidos, apresentando linhas de ação sugeridas e melhorias que a implementação das mudanças irá proporcionar com a utilização da nova ferramenta. Nesta pesquisa identificam-se os seguintes resultados: apresentação visual dos dados corporativos que possibilitam a tomada de decisões antes de suas ocorrências, a melhoria da credibilidade ao departamento responsável pelo desenvolvimento da ferramenta de avaliação de desempenho e a adaptação de indicadores-chaves de desempenho pertinentes à cadeia internacional de suprimentos, comprovando-se a melhoria do desempenho corporativo e apresentando sua colaboração científica.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: MELO, Marcelo Maciel Santos de. Implementação de ferramenta para avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos em empresa de tecnologia. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2073
Data do documento: 11-Out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_2019165.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.