UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2093
Tipo: Tese
Título: A influência da soldagem RSW sobre as propriedades magnéticas e tensão residual do aço inoxidável ferrítico AISI 444
Autor(es): BALDIM, Adriano Cássio
Abstract: O conhecimento sobre a soldabilidade dos aços inoxidáveis ferríticos é de grande importância acadêmica e industrial pelo potencial de ampliação da aplicabilidade desta liga em diversos ramos da indústria. Muito embora a natureza dos processos de soldagem possa interferir na microestrutura, união de materiais pela mescla da atuação simultânea de calor e deformação ambos presentes no processo de soldagem por resistência elétrica (Resistance Spot Welding - RSW), alteram as propriedades magnéticas, de tensão residual e de tamanho de grão dos aços inoxidáveis ferríticos. As alterações além de auferir baixa resistência a soldagem limitam o campo de aplicação deste material. Além disso, os elementos intersticiais presentes colaboram para diminuição da tenacidade e resistência a corrosão. Dependendo da utilização final, a magnetização presente no aço também torna-se um fator complicador. Assim esta tese teve por finalidade quantificar a influência da soldagem RSW sobre as propriedades magnéticas, microestruturais e de tensão residual do aço inoxidável ferrítico AISI 444. Métodos estatísticos DOE (Design of Experiments) foram utilizados como ferramenta de análise. As variáveis do processo escolhidas foram a corrente, o tempo, a pressão e a rampa de descida da corrente de soldagem. Foi avaliado a possibilidade de desmagnetização do ponto soldado durante o processo de soldagem. Partindo-se de uma condição otimizada os testes de soldagem foram realizados juntamente a um sensor de deslocamento indutivo para quantificar a deformação da soldagem. Evidências mostraram que a parametrização da soldagem RSW possui significativa influência sobre o tamanho de grão e este por sua vez pode influenciar algumas das propriedades magnéticas e tensionais do material. A minimização das alterações magnéticas pode ser obtida durante o processo de soldagem.
Citação: BALDIM, Adriano Cássio. A influência da soldagem RSW sobre as propriedades magnéticas e tensão residual do aço inoxidável ferrítico AISI 444. 2019. 134 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2093
Data do documento: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_2020002.pdf9,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.