Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais
Autor(es): COSTA, Vívian Ariane de Oliveira
Abstract: A presente pesquisa investigou, no campo das tendências do desenvolvimento, educação e justiça ambiental, a questão do uso da água em uma escola agroecológica. Justificou-se pela importância da água, recurso finito indispensável à vida, cuja disponibilidade encontra-se em processo de diminuição gradativa, em decorrência do seu uso abusivo e desequilibrado para um projeto de modernidade. A pesquisa procurou compreender o conceito de desenvolvimento, contextualizando-o no tempo histórico e revelou a insuficiência teórica do seu conceito vigente, posto a partir do século XVI, frente à realidade social, saltando à face da pesquisa a circunstância fática de que a concentração de riqueza e expansão da economia, por si só, não alteram as condições de vida da população, pelo contrário, podem representar instrumentos de exploração e exclusão. A pesquisa procurou demonstrar a relação do homem com o meio ambiente, enfrentando resultados que revelam uma postura de arrogância, em que a tecnologia é aplicada em afronta aos processos naturais, com afastamento da ética, substituída pela avidez pelo lucro, com as consequências bem conhecidas na realidade contemporânea e outras ainda incalculáveis. Como hipótese, tem-se a possibilidade das ações de agroecologia tomadas pela escola se caracterizarem como mero instrumento de representação simbólica, desvinculada dos princípios de justiça ambiental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e análise de conteúdo para alcançar os objetivos de verificar a existência do diálogo entre a prática da escola e o discurso do movimento agroecológico e compreender, em parte, a relação do aluno com o uso da água. Como resultado, tem-se em evidência algumas contradições nas práticas da escola, que representam uma irracionalidade também presente em toda sociedade, no que diz respeito ao uso comum da água.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: COSTA, Vívian Ariane de Oliveira. Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020010.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.