Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2113
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos comportamentais resultantes dos sistemas de medição de desempenho dos programas de pós-graduação
Autor(es): FERREIRA, Anna Carolina de Siqueira
Abstract: A Medição de Desempenho (MD) tem sido implementada em diversos contextos com fins de melhoria contínua e manutenção da competitividade, tanto no setor privado quanto na gestão pública. Por meio de indicadores-chave de desempenho (KPI), a gestão baseada na MD possui diferentes efeitos; muitos deles, indesejáveis. Embora seja um tema relativamente recente e, dessa forma, pouco aprofundado, compreender os impactos causados pelo uso de indicadores de desempenho é de suma importância para aprimorar os processos de avaliação de desempenho, na tentativa de minimizar seus efeitos negativos e potencializar os positivos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os impactos comportamentais resultantes do uso de Sistemas de Medição de Desempenho (SMD) em Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Por meio de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, foram selecionados 48 docentes permanentes de todos os PPG da UNIFEI para participarem da pesquisa. A seleção dos participantes foi realizada em duas etapas: aleatoriamente e, em seguida, por amostragem intencional. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevista semiestruturada, observação participante e pesquisa documental. O roteiro da entrevista foi desenvolvido com base nos fatores comportamentais resultantes do SMD: comunicação, percepção, cooperação, motivação e controle. Cada um desses fatores foi vinculado e analisado com relação aos SMD da CAPES, da UNIFEI e dos PPG. Quanto ao tratamento dos dados, foram usadas técnicas de análises estatísticas: boxplot; Alfa de Cronbach; perfil dos participantes; análise de cluster; e Teste de Hipóteses. Como resultados, de modo geral, todos os SMD analisados são, de alguma forma, deficientes na promoção de cooperação e motivação, e positivos na promoção de comunicação, percepção e controle. Dos SMD analisados, o da UNIFEI, que é o mais recente, é o que apresenta maior deficiência em promover os aspectos comportamentais.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: FERREIRA, Anna Carolina de Siqueira. Aspectos comportamentais resultantes dos sistemas de medição de desempenho dos programas de pós-graduação. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2113
Data do documento: 25-Nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020023.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.