Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2121
Tipo: Dissertação
Título: Previsão de vazões para mini-centrais hidrelétricas
Autor(es): MONTEIRO, Carlos Eduardo de Oliveira
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo identificar modelos estocásticos ARIMA (Modelo Auto-regressivo Integrado de Médias Móveis) que forneçam previsões de vazões mensais no horizonte de médio prazo (anual) e no de curto prazo (mensal) para uma mini-central hidrelétrica com possibilidade de reativação. O estudo de caso é composto por uma micro bacia hidrográfica que abrigou uma micro usina hidrelétrica desativada há mais de 40 anos. Foram obtidos dados hidrológicos para esta bacia e em seguida realizado o seu estudo hidrológico bem como o seu estudo de motorização. A identificação dos modelos tentativos de previsão de vazões foi realizada com a prévia análise e transformação dos dados históricos de vazões e posterior aplicação da metodologia Box-Jenkins. A seleção dos modelos de curto prazo e médio prazo foi feita com a escolha dos modelos tentativos que apresentaram o menor índice MAPE (Erro Médio Percentual Absoluto) para cada um dos horizontes temporais analisados. Com os modelos obtidos foi possível realizar previsões no curto prazo com MAPE de 20,02% e previsões no médio prazo com MAPE de 28,25%. Foi realizada uma comparação entre as previsões obtidas com os modelos escolhidos e as previsões realizadas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) nos aproveitamentos da bacia do Rio Paraná, sendo que o modelo de curto prazo não apresentou desempenho nem superior nem inferior aos modelos do ONS, já o modelo de médio prazo apresentou desempenho inferior. E, por último, foram comparadas a ENA (Energia Natural Afluente) prevista com a ENA que seria observada para o potencial no ano de 2008. Nesta situação a energia prevista foi 0,266% acima da energia que seria observada, o que significou um excelente resultado.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: MONTEIRO, Carlos Eduardo de Oliveira. Previsão de vazões para mini-centrais hidrelétricas: estudo de caso. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2121
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020028.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.