Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do pó de magnetita na produção de metano durante a digestão anaeróbia de dejetos de suínos
Autor(es): CÓRDOVA, Maxi Estefany Huamán
Abstract: A finalidade da dissertação é identificar os efeitos do pó de magnetita ao inserir dosagens de 8,0 e 12,0 g.L-1 como aditivo no processo de digestão anaeróbia (DA) dos dejetos de suínos em reatores experimentais tipo batelada, quer dizer, de forma descontínua por um TRH de 70 dias. Nessa perspectiva, os experimentos foram em triplicata sob dois processos sequenciais, sendo analisadas as características físico-químicas e concentrações de metais pesados (Fe, Zn, Mn e Cu) antes e após a DA. Os rendimentos de CH4, avaliados sob condições normais de temperatura e pressão, mostraram que o pó de magnetita possui um impacto significativo nos rendimentos de metano durante o processo de digestão dos dejetos de suínos, obtendo a máxima produção de 3,82 . 10-1 Nm3 CH4/kg SV com a adição de 8 g de magnetita durante o processo de batelada II, além de mostrar que as concentrações de elementos-traço para ambas dosagens foram condizentes com os dados da literatura. A estimativa do potencial energético na escala real da fazenda em estudo indicou uma produção diária de biogás de 98,10 m3/dia a uma concentração máxima de 59,8% de metano, gerando um potencial energético de 7,33 kW, correspondente à geração de 32.136,33 kWh/ano.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: CÓRDOVA, Maxi Estefany Huamán. Efeito do pó de magnetita na produção de metano durante a digestão anaeróbia de dejetos de suínos. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020032.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.