Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos.
Autor(es): FUCCIO, Lívia Serretti Azzi
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo analisar o enredo vivenciado pelos educadores e gestores no desenvolvimento do projeto de educação patrimonial no município, tendo como recorte investigar as possibilidades narrativas e redescritivas do uso da literatura nas ações de sensibilização do projeto, se isto se deu de modo efetivo ou não para as mudanças de hábitos e ações, bem como compreender o que havia de significativo nas práticas culturais dos alunos, em especial, nos riscos e rabiscos da escola de ensino médio. Richard Rorty e Jorge Larrosa contribuem com questões centrais para a elaboração da pesquisa. Os dois autores confrontam o credo dogmático do saber que toma o mundo como um lugar a ser representado e o ser enquanto aquele que é. Estão em sintonia também sobre as possibilidades da abertura literária e poética na redescrição e (trans)formação do sujeito por meio da imaginação. Contudo, as defesas que fazem seguem caminhos diferentes, o primeiro tem um cuidado maior com os padrões de formalização e socialização da educação, enquanto o segundo abarca figuras do porvir e da autocriação. O procedimento teórico-metodológico se deu tensionado em consolidar três movimentos interligados e complementares: (I) reavivar as lembranças do que se passou, enquanto uma reflexão da experiência, (II) verificar as possibilidades do uso das narrativas nas práticas pedagógicas como elemento de redescrição e (trans)formação, (III) direcionar estratégias de conversação para as entrevistas com os educadores e gestores, grupos focais com os alunos, além do diálogo com os autores nas leituras e escritos, contemplando a dimensão coletiva desse acontecimento. Buscou-se avaliar os pontos e os contrapontos da educação patrimonial, ao problematizar as produções e mediações do eu nas ações do município. As dimensões discursivas das práticas educacionais, culturais e sociais foram analisadas na medida em que poderiam servir de ferramentas para novas perspectivas de construção e novas formas de convivência e de comportamento frente à violência, enquanto enclausuramento do gesto e da palavra. Por fim, caminhou-se para uma defesa do diálogo, tanto no que diz respeito à avaliação das práticas educacionais quanto às possibilidades narrativas e redescritivas de se elaborar um sentido para o que se passou.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: FUCCIO, Lívia Serretti Azzi. Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213
Data do documento: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_fuccio_2015.pdf999,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.