Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2141
Tipo: Dissertação
Título: O universo na tabela periódica
Autor(es): TORRES, Douglas Batista Rodrigues Gonçalves
Abstract: Ensinar ciências e em particular, química aos estudantes da educação básica tem sido um desafio para os professores. O presente trabalho apresenta uma sequência didática aplicada para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Brazópolis em Minas Gerais. Objetivou-se desenvolver e aplicar uma sequência didática configurada em 6 aulas de Química com conteúdos presentes na historiografia da Tabela Periódica, bem como, em conteúdos presentes na área de ensino de Astronomia para estudantes do 1°ano do Ensino Médio. Realizou-se uma pesquisa do tipo pesquisa-açãobuscando por melhoria no processo de ensino e de aprendizagem. Destas aulas previstas, aplicaram-se 6 aulas. Utilizou-se como parte da metodologia para coleta de dados questionário e aplicativo de mensagem. Obteve-se como resultados a identificação do aprendizado dos alunos mediante a construção de seu conhecimento através dos recursos utilizados pela sequência didática, observando também através das falas e atividades dos alunos que seu aprendizado extrapolou os muros da escola.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: TORRES, Douglas Batista Rodrigues Gonçalves. O universo na tabela periódica: uma sequência didática interdisciplinar entre química e astronomia. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2141
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020039.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.