Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2158
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento rural e saúde do trabalhador
Autor(es): PEREIRA, Cenira Mota
Abstract: Entender a relação das práticas alimentares com o trabalho na agricultura pode contribuir para o desenvolvimento de ações, estratégias e propostas para melhoria da qualidade de vida e saúde em âmbito rural. As discussões sobre as consequências do atual sistema de produção de alimentos para a saúde humana estão abrindo espaço para um modelo de produção que seja mais coerente com o conceito de segurança alimentar e nutricional, a agroecologia. O estudo tem o objetivo de analisar a relação entre os processos de trabalho e as consequências na saúde do trabalhador, associados aos hábitos alimentares de produtores agroecológicos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, foi delineada como estudo transversal, com produtores agroecológicos da RAMA – Rede Agroecológica da Mantiqueira, que contempla dez municípios localizados no Sul de Minas Gerais. A coleta de dados aconteceu por meio da utilização de dois métodos complementares, o “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC) e o questionário de frequência alimentar (QFA), estruturados sobre hábito alimentar, a forma de obtenção de alimentos, como esse grupo relaciona suas concepções, práticas e hábitos alimentares com o trabalho na agricultura e como compreende a própria saúde no trabalho. Foi identificado práticas alimentares saudáveis, como fazer todas as três grandes refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches entre essas refeições, consumindo assim uma quantidade maior de alimentos protetores (frutas, verduras e legumes) e o mínimo de alimentos de risco para a saúde. Os resultados apontam também que uma parte significativa dos agricultores entrevistados (34%) optou por uma alimentação vegetariana ou que estão no processo de redução do consumo de carne. Os principais alimentos adquiridos e o motivo de escolha desses alimentos, segundo relato dos agricultores, ocorrem em sua maioria pelo seu próprio trabalho na terra, pela troca com os vizinhos e com parceiros da RAMA e, quando necessário, por compras em mercados. Quanto ao sentimento de trabalhar na agricultura agroecológica, os agricultores relatam os sentimentos de prazer, gratidão e aprendizado em trabalhar com a agroecologia. Ao se referirem aos alimentos que produzem, eles destacam que estes são produzidos “sem veneno”, o que significa que são alimentos sem agrotóxicos, atribuindo-se a seu consumo um indicador de qualidade alimentar, que por sua vez se apresenta como importante promotor de saúde. Conclui-se que o hábito alimentar dos produtores da RAMA se orienta pela valorização da saúde e estão intimamente ligados ao trabalho agroecológico e modo de vida rural. Tais produtores acreditam na soberania e segurança alimentar para o desenvolvimento rural, e através de seus discursos percebe-se que consideram o ambiente de trabalho como um lugar de promoção de saúde.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: PEREIRA, Cenira Mota. Desenvolvimento rural e saúde do trabalhador: hábitos alimentares de produtores agroecológicos. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2158
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020052.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.