Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2165
Tipo: Dissertação
Título: Sensibilização ambiental por meio de dados da fauna local da Reserva Biológica Serra dos Toledos no bioma Mata Atlântica
Autor(es): ROMA, Talita Nazareth de
Abstract: O objetivo deste trabalho foi levantar in situ dados sobre riqueza, ocorrência, diversidade e uniformidade de mamíferos da região noroeste da Reserva Biológica Serra dos Toledos (REBio), Itajubá, MG no bioma Mata Atlântica. Este estudo foi conduzido no período de abril de 2018 a dezembro de 2019. A área de levantamento da Reserva correspondeu a 24,77 hectares aproximadamente 2,3% da área total. Os métodos usados na seleção das áreas basearam-se em critérios seletivos previamente observados. Para estimar a riqueza dos mamíferos foram utilizados métodos direto e indireto. O cálculo da riqueza estimada foi feito através de Jacknife de primeira e segunda ordem. Os animais levantados foram relacionados ao seu estado de conservação ou grau de ameaça em três listas oficiais de fauna: The IUCN Red List of Threatened Species, livro vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, lista do Estado de Minas Gerais de espécies ameaçadas de extinção. A diversidade de espécies foi obtida através do índice de Shannon-Wienner (H’) e o índice de heterogeneidade de Simpson a uniformidade utilizou-se o índice de Equabilidade de Pielou. As espécies com maiores ocorrências foram Eira barbara e Chrysocyon brachyurus. Os índices de Diversidade (H’ e 1/D), bem como Pielou (J’), mostraram que o ambiente é diverso, com valores de 2,539 e 0,799, respetivamente. Foi estimada pelo método Jackknife 1 uma riqueza para a REBio de 34 espécies e, Jackknife 2, 41 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte. Através da interpretação dos dados sobre os aspectos da diversidade, como os índices de Diversidade de Shannon-Wiener e Equabilidade de Pielou, observou-se que há uma heterogeneidade ecológica na mastofauna de médio e grande porte ao longo da Região Noroeste da REBio; em ambientes nestas condições, verifica-se que, uma distribuição do esforço de amostragem equitativa na área de amostragem é mais efetiva do que um grande esforço numa área representativa, para um levantamento de mastofauna de médio e grande porte. A presença humana e de espécies de mamíferos domésticas registradas ao longo do estudo revela a fragilidade desta Unidade de Conservação e recomenda-se a melhoria no monitoramento e vigilância para impedir a livre circulação de pessoas e animais dentro da UC. O uso de armadilhas fotográficas para o conhecimento da ecologia das espécies de mamíferos de médio e grande porte da REBio destacou-se por ser um método não invasivo, registrando animais de hábitos crípticos e de baixas densidades e permite o monitoramento de diversos pontos por longos períodos. Com esta pesquisa foi possível a identificação de 24 espécies de mamíferos, nas quais 21 eram silvestres, três domésticas sendo que o homem não foi contabilizado. O levantamento permitiu traçar um quadro inicial da diversidade de mamíferos na Reserva Biológica Serra dos Toledos, visto que na região, há carência de dados publicados sobre esse grupo faunístico.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: ROMA, Talita Nazareth de. Sensibilização ambiental por meio de dados da fauna local da Reserva Biológica Serra dos Toledos no bioma Mata Atlântic 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2165
Data do documento: 13-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020059.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.