Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2166
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade do solo sob cultivo de banana em sistemas de produção orgânico e convencional em Gonçalves (MG)
Autor(es): FARIA, Vanêssa Lopes de
Abstract: A bananicultura, produção de banana, vem recebendo notório destaque na região Sul de Minas Gerais, visto o cultivo ser favorecido pelas condições edafoclimáticas, altitude e manejo cultural adotado pelos produtores. Este aumento denota a importância de avaliar os impactos da produção sobre a qualidade do solo, independente do sistema de produção adotado, seja ele orgânico ou convencional, podendo esta ser realizada por meio de indicadores. Diante do contexto, propôs-se avaliar a qualidade do solo em função dos diferentes sistemas de produção orgânico e convencional de banana mediante análise integrada dos atributos físicos, químicos, microbiológicos e visuais, tendo como referência uma área de mata nativa. As amostras deformadas e indeformadas foram coletadas na profundidade de 0 a 20 cm, no município de Gonçalves (MG) e submetidas às análises físicas (textura, densidade do solo, densidade de partículas, porosidade total, diâmetro médio geométrico e ponderado), químicas (fertilidade básica e matéria orgânica), microbiológicas (carbono da biomassa microbiana, atividade microbiana e qCO2), e realizada análise visual de indicadores relacionados ao solo, vegetação, fauna do solo e silvestre. Os resultados indicam que as práticas culturais e o manejo do solo adotado no sistema de produção orgânico e convencional contribuíram para um aporte expressivo de matéria orgânica atribuído à constante deposição da biomassa da bananeira, sem diferença com a área de referência de mata nativa, havendo, dessa forma, manutenção da qualidade física, microbiológica e visual do solo. Os indicadores químicos apresentaram condições químicas favoráveis ao desenvolvimento do plantel nos sistemas orgânicos, e em especial nos sistemas convencionais, onde, além do material orgânico depositado, houve adição de insumos químicos. Ressalta-se as limitações da seleção dos indicadores químicos, os quais não avaliaram os efeitos dos insumos químicos utilizados nos sistemas convencionais, sendo este, o principal fator que diferencia o manejo realizado nos sistemas orgânicos e convencionais.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: FARIA, Vanêssa Lopes de. Qualidade do solo sob cultivo de banana em sistemas de produção orgânico e convencional em Gonçalves (MG) 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2166
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020060.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.