Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual
Autor(es): SILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da
Primeiro Orientador: FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara
Resumo: Esta pesquisa visa analisar as concepções dos professores quanto ao ensino mediado por jogos digitais para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi desenvolvida em 4 escolas: municipal, estadual, especial e particular; cada uma com a maior quantidade de alunos com DI no seu contexto, em uma cidade do estado de Minas Gerais. Participaram deste estudo 8 professores, entre eles o do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da sala regular, de informática e de apoio. Para participar, o docente deveria ensinar matemática e ter alunos com DI, sendo que foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados apontam que jogos digitais são pouco utilizados, já que apenas 3 deles se utilizavam deste recurso. Os mestres sentem dificuldades devido à carência de suporte técnico, de computadores ou equipamentos danificados, ausência de internet de boa qualidade, além de insegurança por falta de capacitação e treinamento para lidar com os computadores e softwares didáticos e desconhecimento de jogos digitais adequados. Outras observações apontadas por eles são a necessidade de planejamento e articulação do jogo digital com o conteúdo em sala de aula e o nível de compreensão do aluno. Os professores, de uma forma geral, também concordam que utilizar jogos digitais com objetivos didáticos beneficia o aprendizado do aluno. Identificamos ainda que, entre os professores pesquisados, a tecnologia e jogos digitais estão chegando primeiramente à educação especial.
Abstract: This research aims to analyze the conceptions of teachers regarding education mediated by digital games to students with Intellectual Disabilities (ID). The research was developed in 4 schools: municipal, state, special and private; each with the largest number of students with ID in their context, in a city of the state of Minas Gerais - Brazil. Eight teachers have participated in this study, among them one from Specialized Educational Service, from the regular classroom, a computer teacher and support teacher. To participate, the teacher should teach mathematics and students with ID, so semi-structured interviews were conducted. Results indicate that digital games have small use in school, only 3 teachers use this resource. Teachers refer difficulties due to no technical support, lack or damaged computers, lack of quality internet, as well as insecurity due to lack of skills and training to deal with computers and didactic software and appropriate digital games. Other observations pointed by them are the need for planning and articulation of digital games with the classroom content and the student's level of comprehension. Teachers generally also agree about the benefits to student learning using digital games for learning purposes. We also identified that among the teachers surveyed, technology and digital games are coming first to special education.
Palavras-chave: Jogos digitais
Educação matemática
Deficiência intelectual
Tecnologias
Mediação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2238
Data do documento: 20-Mar-2020
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