Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/224
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia de otimização do processo de soldagem P-GMAW em corrente alternada por análise de sinais tensão-corrente.
Autor(es): CARVALHO, Leonardo Alves de
Abstract: Para manutenção e garantia da qualidade durante a execução de processos de fabricação, faz-se necessária a utilização de criteriosos procedimentos experimentais a fim de garantir a satisfação dos clientes e elevados padrões competitivos no mercado. No intuito de testar novas condições, realizar melhorias e averiguar possíveis interações entre variáveis do processo, a realização de experimentos, ou ensaios, torna-se um questão importante. Este trabalho tem por objetivo de propor uma metodologia de otimização do processo MIG/MAG CA, baseada na caracterização numérica de sinais elétricos de corrente e tensão por meio do processamento dos sinais digitais obtidos. A caracterização numérica foi realizada por meio do cálculo das áreas abaixo da curva dos sinais elétricos, que posteriormente foram utilizadas para estimar o indicador de Diferença Relativa Percentual (DRP) dos sinais do projeto experimental em relação a um experimento tomado como referência. Foram calculadas as médias e variâncias das distribuições de DRPs dos sinais elétricos de corrente e tensão, cujos valores apresentaram correlação significativa com as respostas geométricas dos cordões de solda e a nota dos gráficos de dispersão U*I dada aos sinais dos experimentos. Por meio dos modelos de média e variância das DRPs realizaram-se otimizações multiobjetivo utilizando diferentes experimentos referência, no intuito de obter os parâmetros de processo que produzissem os melhores sinais elétricos de acordo com o gráfico de dispersão U*I. Dentre os principais resultados alcançados, constatou-se que a metodologia proposta apresentou melhores resultados (notas de classificação dos gráficos de dispersão U*I) para sinais compostos por todas suas frequências de onda originais, em detrimento da análise realizada com sinais reconstruídos a partir de suas três frequências de maior amplitudes de onda. Os resultados das otimizações também apresentaram uma menor variabilidade entre si. Em complemento às análises de otimização, avaliou-se a eficácia da carta de controle T² de Hotteling como ferramenta para controle e monitoramento estatístico do processo estudado através das DRPs dos sinais elétricos, devido à sua aplicação em processos multivariados que apresentem autocorrelação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CARVALHO, Leonardo Alves de. Metodologia de otimização do processo de soldagem P-GMAW em corrente alternada por análise de sinais tensão-corrente. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/224
Data do documento: 15-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_carvalho_2015.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.