UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2245
Tipo: Dissertação
Título: O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta
Autor(es): MACHADO, Elizabeth de Oliveira
Primeiro Orientador: SILVA, Agenor Pina da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, João Ricardo Neves da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar o Conhecimento Especializado mobilizado por uma licencianda em Matemática e uma Professora de Matemática do ensino básico da rede pública após um trabalho realizado num contexto de parceria entre universidade-educação básica, sobre Equação da Reta. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de áudio-gravação de sete encontros, dos quais cinco foram dedicados às discussões e planejamento, e dois à aplicação das atividades em uma turma de terceiro ano do ensino médio, cuja primeira atividade foi aplicada no laboratório de informática da universidade e a segunda na sala de aula da escola. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva teórica do modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). Os resultados mostraram que: i) a licencianda em Matemática aumentou seu conhecimento especializado mobilizado após o trabalho realizado em parceria com uma professora, ratificando, assim, a relevância e pertinência da parceria para a construção e aumento do conhecimento especializado do professor de matemátic; ii) a necessidade de se dedicar maior atenção na formação inicial de futuros professores de Matemática em relação à construção do PCK, em especial ao Conhecimento da Característica da Aprendizagem Matemática (KFLM) e ao Conhecimento dos Parâmetros da Aprendizagem Matemática (KMLS); iii) a mobilização expressiva do conhecimento do contexto pela professora de Matemática da Educação Básica.
Abstract: This research aims to identify the Specialized Knowledge mobilized by an undergraduate mathematics student and a mathematics teacher from a public elementary school after a work carried out in a university-basic education partnership, regarding an equation of a straight line. It is a qualitative research, in which data were produced through audio-recording of seven meetings, five of which were dedicated to discussions and planning, and two to the application of activities in a third-year class in high school. The first activity was applied in the university's computing laboratory and the second in the school classroom. Data analysis was performed in the light of the theoretical perspective of the Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) pattern. The results showed that: i) the mathematics undergraduate student increased her specialized knowledge mobilized after the work carried out in partnership with a teacher thus ratifying the relevance and pertinence of the partnership for the construction and increase of the teacher’s specialized knowledge; ii) the need to devote more attention to the initial training of future mathematics teachers in relation to the construction of the PCK, in particular to the Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM) and to the Knowledge of Mathematical Learning Standards (KMLS); iii) well as the expressive mobilization of context knowledge by the Basic Education Mathematics teacher.
Palavras-chave: Formação de professores
Parceria universidade-educação básica
Conhecimento especializado mobilizado
Equação da reta
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2245
Data do documento: 30-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020127.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.