Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/226
Tipo: Dissertação
Título: Tradução das Necessidades dos Clientes e Geração de Concepções – Integração da Teoria da Solução Inventiva de Problemas - TRIZ e do Desdobramento da Função Qualidade – QFD.
Autor(es): NASCIMENTO, Kívia Mota
Abstract: Desenvolver produtos representa para as empresas aumentar sua vantagem competitiva. Porém, essa não é uma tarefa fácil, sendo muito elevada a taxa de fracasso de produtos lançados no mercado. Uma questão importante a qual deve-se atentar é a definição do produto, nas primeiras fases de desenvolvimento, pois o fracasso ou sucesso no mercado pode ser determinado pela forma como esse produto é definido. Um método chave para levantar requisitos de acordo com as necessidades dos clientes durante o desenvolvimento é o Desdobramento da Função Qualidade - QFD. Porém, há algumas dificuldades metodológicas na sua elaboração, o que prejudica seu uso nas empresas. Por outro lado, a Teoria da Solução Inventiva de Problemas - TRIZ - auxilia na geração de concepções, a partir de requisitos pré-definidos, chamados Parâmetros de Engenharia. Sendo assim, esta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria da Solução Inventiva de Problemas - TRIZ - no processo de tradução das necessidades dos clientes em requisitos de projetos no contexto do Desdobramento da Função Qualidade - QFD - e seu posterior subsidio na geração de concepções. Para tanto foi conduzida uma pesquisa-ação com três ciclos utilizando o ambiente de ensino e casos reais. Foram verificadas as dificuldades do QFD e contribuições da TRIZ no trabalho, além de comparados resultados gerados com a utilização somente do QFD e com sua integração com a TRIZ. Com base nos resultados obtidos, pôde-se constatar que a TRIZ auxilia de fato na tradução de necessidades dos clientes em requisitos de projeto, além de desenvolver a criatividade para a geração de concepções inovadoras.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: NASCIMENTO, Kívia Mota. Tradução das Necessidades dos Clientes e Geração de Concepções – Integração da Teoria da Solução Inventiva de Problemas - TRIZ e do Desdobramento da Função Qualidade – QFD. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/226
Data do documento: 20-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_nascimento_2015.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.