UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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Tipo: Tese
Título: Precificação locacional em sistemas de distribuição de energia elétrica considerando a inserção de geração distribuída e veículos elétricos
Autor(es): SANTOS, Priscila Mayara Duarte dos
Primeiro Orientador: SOUZA, Antonio Carlos Zambroni de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BONATTO, Benedito Donizeti
Resumo: A energia elétrica é um produto comercializado através de um mercado próprio. Cada kWh de energia produzido, impacta diretamente no desenvolvimento social de uma dada região. É necessário, para um crescimento econômico satisfatório, que a energia ofertada em uma área seja resultado de um processo de produção, transmissão e distribuição equilibrado, principalmente em relação aos custos. Nesse processo de equilíbrio, está o anseio dos agentes inseridos no setor por uma estrutura onde os custos sejam compensados, e os gastos não excedam a expectativa dos consumidores. Dessa forma, a estrutura do setor é escalonada por nível, e cada nível é responsável pela recuperação do investimento para a oferta da energia. Quando esse tipo de consideração é feita, o sistema espera que a remuneração pelos investimentos em nível de distribuição, seja compensada na forma de uma sinalização econômica na distribuição. Essa sinalização é resultado de uma tarifa de distribuição, que compensará toda atividade para o atendimento das cargas e sistemas distribuídos conectados a ele. Este trabalho apresenta uma forma de compensação para o fluxo energético das novas configurações da rede de distribuição utilizando a precificação locacional, e também discute como o setor pode regulamentar esse tipo de abordagem. A precificação locacional é dada através da divisão de responsabilidade na recuperação dos custos no nível de distribuição, ou seja, uma sinalização na forma de tarifa locacional é aplicada sobre os consumidores, sendo eles passivos ou ativos. Assim, uma parcela de tarifa locacional é atribuída aos sistemas distribuídos proporcionalmente a utilização que eles fazem da rede em nível de distribuição. O modelo adotado consiste na formulação de duas etapas de cálculos, que incluem a parcela referente aos preços relativos à capacidade utilizada por um elemento inserido na rede, e a parcela que descreve o preço relativo à capacidade não utilizada por um elemento. Ele é fundamentado no método de custo Incremental de Longo Prazo, que nada mais é, que uma forma de precificação marginal da energia elétrica. A sinalização tarifária é resultado da aplicação do custo incremental, e busca indicar como cada incremento de carga ou geração impactam na distribuição dos custos para a recuperação dos investimentos da distribuidora. O objetivo é apresentar uma sinalização de preços para uma microrrede no contexto de redes elétricas inteligentes (smart grids), onde haverá veículos elétricos atuando como geradores. Além disso, busca apresentar através de uma formulação nodal e zonal de um dado sistema, como as cargas e geradores podem se beneficiar desse tipo de abordagem, e como eles podem influenciar no tipo de mercado e precificação adotada em uma área. A análise é feita considerando o fluxo de potência sobre o sistema teste do IEEE 34 barras e é composta por 5 cenários.
Abstract: Electric energy is a product sold through its market. Each kWh of energy produced directly impacts the social development of a given region. It is necessary for satisfactory economic growth, that the energy supplied in an area is the result of a process of production, transmission, and balanced distribution, especially about costs. In this process of equilibrium, there is the wish of the sector for a structure where the costs are compensated, and the expenses do not exceed the expectations of the consumers. The sector is divided by level. Each level is responsible for the recovery of the investment for the supply of energy. Thus, the system expects that the remuneration for investments at the distribution level will be compensated as an economic signal at the same level. This signaling is given a distribution tariff, which will compensate the concessionaire for all service provision the loads and distributed systems connected on the grid. This work presents a form of compensation costs of the distribution network using the locational pricing and discusses how the sector can regulate this type of approach. The locational pricing is given by the division of responsibility on cost recovery at the level of distribution. The signal is a locational tariff applied to consumers, passive or active. A portion of the locational tariff is attributed to distributed systems according to the use he makes of the network at that level. The model adopted consists of the formulation of two-step calculations. The portion relating to prices on capacity used by an inserted element in the network, and the portion that describes the price on the unused capacity of an element. It is based on the Long Term Incremental cost method, which is nothing more than a form of marginal pricing of electricity. The tariff signal is the result of the application of the incremental cost. The objective is to present a price signal for a microgrid in the context of smart grids, where there will be electric vehicles acting as generators. Besides, it seeks to indicate through a nodal and zonal formulation of a given system how loads and generators can benefit from this kind of situation and how they can influence the type of market and pricing adopted in an area. The analysis considers the power flow on the IEEE 34 bus test system and consists of the five scenarios.
Palavras-chave: Precificação locacional
Microrrede
Sinalização econômica
Geração distribuída
Veículos elétricos
Preços zonais
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2268
Data do documento: 7-Dez-2020
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