UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2286
Tipo: Dissertação
Título: O pensar e o agir empreendedor: uma proposta de um kit para formação de empreendedores
Autor(es): COSTA, Leandro Cavalcante
Primeiro Orientador: SILVA, José Gilberto da
Resumo: A Educação Empreendedora (EE) é um extenso desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES), fortes promotoras do desenvolvimento socioeconômico por meio da formação de empreendedores, e no fomento ao empreendedorismo. Nesse contexto, encontra-se um programa de formação de empreendedores oferecido aos alunos do curso de Administração do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade de Lorena, conhecido como “Desafio dos 50 Reais” (D50). O desafio foi implementado em 2015 e foi, desde então, passando por reformulações ano após ano frente ao encontrado na literatura como melhores práticas e estratégias pedagógicas. Estas reformulações se baseiam nos preceitos de uma educação empreendedora ofertada em um ambiente de incertezas e ambiguidade, desenvolvendo nos alunos participantes as lógicas de criação (effectuation); além de ações pedagógicas estruturadas no empreendedorismo como um método. O estudo aqui apresentado realizou um estudo de caso dessa reformulação do programa em base a análises documentais histórica dessa reformulação entre os anos de 2015-2017, e uma análise documental do D50 reformulado para 2018, juntamente com percepções qualitativas coletadas dos alunos participantes. Conclui-se que D50 hoje possui claras evidências de concordância com a literatura e os preceitos do empreendedorismo como um método, além de uma jornada repensada para a formação de empreendedores. Por fim, construiu-se um kit de implementação do D50, disponibilizado com um manual de implementação, documentações, referencial teórico no intuito de replicação desse programa e fortalecimento da formação de empreendedores em contextos locais.
Abstract: Entrepreneurship Education is today an extensive challenge for Higher Education Institutions, which are strong promoters of socioeconomic development through the training of entrepreneurs and the advancement of entrepreneurship. Within the context, we find an entrepreneurship program, called “Desafio dos 50 Reais”, offered to the Business Administration students from Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena. The aforementioned challenge was initially implemented in 2015 has, since then, undergone reformulations year after year compared to what is found in the literature as best practices and pedagogical strategies. These improvements were conceived based on an entrepreneurship education offered in an uncertain and ambiguous environment, developing a creation mindset (effectuation) on students, besides having structured pedagogical strategies from entrepreneurship as a method. The present study carried out a case study of the program’s reformulation based on a historical documentary analysis between the years 2015-2017, and a documentary analysis of the reformulated D50 for 2018, together with qualitative perceptions collected from the participating students. It is concluded that the entrepreneurship program presents clear evidence of conformity with the literature and precepts of entrepreneurship as a method, in addition to a rethought journey for training entrepreneurs. Lastly, a D50 implementation kit was developed containing an implementation manual, documentation, theoretical framework in order to replicate this program and strengthen the training of entrepreneurs in local contexts.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Educação empreendedora
Pedagogia empreendedora
Efetuação
Aprendizagem experiencial
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional – Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2286
Data do documento: 2-Jul-2020
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021020.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.