Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/235
Tipo: Dissertação
Título: Uso de Subclasses de Relevo para Refinamento de Mapa Pedológico com auxílio de Geoprocessamento.
Autor(es): PINTO NETO, José Nunes
Abstract: É indiscutível a importância dos recursos naturais para a manutenção da vida no planeta, estando, entre estes, o solo. Entender a formação pedológica torna-se, muitas vezes, essencial tanto no que se refere a agricultura quanto à geotecnia. Este estudo teve como objetivo realizar um mapeamento de solos, em escala 1:100.000, através do uso de ferramentas de geoprocessamento e trabalhos de campo, tendo como estratificador o fator de formação relevo. O estudo foi realizado na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras, situada nos municípios de Natércia (MG) e Conceição das Pedras (MG). Para a elaboração do banco de dados, foram utilizados dados de mapeamento de solo já existentes, bem como de geologia e topografia. De posse deste banco de dados, foram realizadas campanhas de campo, onde 20 perfis de solo foram descritos e coletados ao longo da bacia. Foi possível identificar 5 unidades de mapeamento, relacionadas a diferentes classes de relevo, bem como áreas correspondentes a afloramento rochoso. A estratificação do solo através de subclasses de relevo, somada a um trabalho de campo para averiguação, mostrou-se eficiente, evidenciando a influência da topografia na pedogênese.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: PINTO NETO, José Nunes. Uso de Subclasses de Relevo para Refinamento de Mapa Pedológico com auxílio de Geoprocessamento. 117 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/235
Data do documento: 28-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pinto_neto_2015.pdf6,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.