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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2453
Tipo: | Dissertação |
Título: | A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá |
Autor(es): | FURTADO, Isabella Martins |
Primeiro Orientador: | FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de profissionalização da pessoa com deficiência (PCD) na microrregião de Itajubá. Com esta análise, busca-se relacionar a importância do trabalho das pessoas com deficiência com o desenvolvimento regional, além de discutir o papel das tecnologias assistivas na educação profissional. São analisadas as percepções de representantes das principais instituições que oferecem capacitação profissional às PCD na região e de uma amostra de alunos e ex-alunos com deficiência dessas escolas. A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa e tem como meio de investigação a pesquisa de campo para a qual os dados são coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que a educação profissional tem significativa importância na vida das pessoas com deficiência e gera benefícios para toda a sociedade, mas ainda é uma realidade distante para a maioria das PCD. Os resultados também apresentam as dificuldades encontradas para a efetiva inclusão nesta modalidade de ensino e indicam as Tecnologias Assistivas que são usadas e criadas em algumas das instituições, bem como as condições que tornam seu uso eficaz na prática pedagógica. |
Abstract: | The research aims to analyze the professionalization policies of people with disabilities (PCD) in the microregion of Itajubá. This analysis seeks to relate the importance of the work of people with disabilities to regional development and discuss the role of Assistive Technologies in professional education. The perceptions of representatives of the main institutions that offer professional training to PCDs in the region are analyzed, as well as a sample of students and alumni with disabilities in these schools. The research is exploratory, with a qualitative approach and has field research as a means of investigation for which data are collected through semi-structured interviews. The results show that professional education has significant importance in the people with disabilities lives and generates benefits for the whole society, but it is still a distant reality for most PCD. The results also present the difficulties found for the effective inclusion in this teaching modality and indicate the Assistive Technologies that are used and created in some of the institutions, as well as the conditions that make their use effective in pedagogical practice. |
Palavras-chave: | Pessoa com deficiência Profissionalização Tecnologia assistiva Desenvolvimento regional Inclusão social |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Itajubá |
Sigla da Instituição: | UNIFEI |
metadata.dc.publisher.department: | IRN - Instituto de Recursos Naturais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2453 |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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